#Leite: Varíola bovina é confirmada em vaca em Mato Grosso; Produtor é contaminado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Depois de caso do “Mal da Vaca Louca”, Mato Grosso tem um caso de “varíola bovina” em vacas confirmadas. O animal está localizado em uma propriedade em São José dos Quatro Marcos. O caso foi clinicamente confirmado pelo Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea-MT). O produtor acabou se contaminando. O leite da propriedade está proibido para venda e consumo.

O foco da doença foi notificado ao Indea-MT no mês de maio, segundo a coordenadora do Controle de Doença Animal da entidade, Daniella Soares de Almeida Bueno.

A varíola bovina é uma zoonose e pode ser transmitida ao homem. Ela é comum em vacas, aonde se manifesta através de feridas no úbere (tetas) e na boca dos bezerros que estão em fase de amamentação. Nos seres humanos, que tiverem contato com o animal e assim se contaminarem, os sintomas são febre, dores de cabeça e até feridas nas mãos. A doença é transmitida do animal ao homem através do contato e não há risco de vida para ambos. A doença tem cura.

Conforme Bueno, apenas em uma vaca a doença foi confirmada na propriedade. “Diante do caso e da contaminação no produtor comunicamos a Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso para que dê uma atenção especial na região”.

Com o caso clinicamente confirmado a propriedade em São José dos Quatro Marcos foi isolada, frisa a coordenadora do Indea-MT, e visitas de veterinários seguirão na mesma enquanto não for constatada a cura. “Além disso, está vetado o transporte destes animais, bem como a venda e o consumo do leite produzido. Realizamos visitas nas propriedades vizinhas também e não constatamos a doença, que é comum na região”.

Um exame laboratorial foi solicitado em São Paulo, salienta Bueno, para uma confirmação concreta. “Os sintomas já confirmaram ser varíola bovina. Febre Aftosa não é transmitida ao homem ao contrário da varíola bovina”, ressalta a coordenadora do Indea-MT, descartando a existência de Febre Aftosa em Mato Grosso.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/365061/variola-bovina-e-confirmada-em-vaca-em-mato-grosso-produtor-e-contaminado.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas