#Leite Forte incrementa a agricultura familiar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O conjunto de ações que o Governo do Estado desenvolve nos últimos anos para fomentar a bacia leiteira na região central – projeto Leite Forte, os investimentos em patrulhas mecanizadas e a organização da cadeia produtiva – tem sido fundamental para fortalecer a atividade entre os pequenos produtores rurais. A produção praticamente triplicou em cinco anos.

 

A avaliação e do coordenador político da Federação da Agricultura Familiar de MS (FAF), Paulo César Farias, que é parceleiro no assentamento Sebastião Rosa da Paz, em Juti. “A produção leiteira hoje é uma realidade na agricultura familiar graças a política do Estado em estruturar o setor, desde sua organização ao apoio em assistência técnica, capacitação e maquinários”, disse o dirigente rural.

 

Exemplos

 

Paulo César participou da cerimônia de entrega de patrulhas mecanizadas a 12 municípios, na manhã desta segunda-feira, em Campo Grande, e destacou a parceria dos governos federal e estadual com as prefeituras e as associações de pequenos produtores rurais. Para ele, o acesso fácil ao preparo da terra garante melhor pastagem e, consequentemente, maior produtividade por animal.

 

“A agricultura familiar passou a ganhar maior importância com o Leite Forte e temos como exemplo alguns assentamentos, inclusive o de Juti, onde tenho minha terra. Saímos de uma produção de sete litros por animal para 30 litros, no espaço de dois anos”, exemplificou o coordenador da FAF. “Muitos companheiros que produziam 70 litros/dia hoje comercializam 400 litros, com renda diária de R$ 350,00.”

 

Novo cenário

 

Impulsionada pela produção leiteira, segundo Paulo César, a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul se transformou nos últimos anos com a introdução de novas tecnologias e a presença do governo facilitando todo o ciclo produtivo. “A economia do campo está mudando, hoje as associações de produtores tem sua própria estrutura de transporte do leite, mais laticínios estão sendo instalados”, completou.

 

http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/leite-forte-incrementa-a-agricultura-familiar/7020/

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas