Laticínios funcionam sem fiscalização agropecuária em São Paulo

Reportagem do Canal Rural mostra ausência de profissionais em indústrias que receberam autorização do Ministério da Agricultura
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Salas dos fiscais vazias, leite contaminado por antibiótico, laticínios interditados produzindo, profissionais sobrecarregados. Estes são alguns dos problemas que o Canal Rural encontrou depois de um mês investigando a precária situação da fiscalização nos laticínios de Minas Gerais e de São Paulo.

A ausência do fiscal agropecuária em indústrias que recebem o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abre espaço para fraudes que comprometem a segurança alimentar. Na primeira reportagem da série, mostramos que nem mesmo a maior cidade do país está livre da falta de fiscalização.

Nossa equipe esteve em seis laticínios no Estado de São Paulo, em cinco deles não encontramos o fiscal agropecuário federal de plantão durante o período de produção de lácteos. No sexto, de acordo com o gerente de suprimentos que nos recebeu, o fiscal estava de plantão, mas não foi possível entrar e conversar com ele.

De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Rispoa), a fiscalização deve ser permanente. Mas, segundo os proprietários das empresas visitadas, em nenhuma delas o fiscal comparece todos os dias.

Mesmo pequena, a amostra feita por nossa reportagem expõem a situação crítica pela qual passa o setor. De acordo com a Superintendência do Mapa, o Estado de São Paulo tem 373 fiscais federais agropecuários para 399 estabelecimentos industriais com produtos de origem animal – entre eles, 191 laticínios.

Nem mesmo se todos os fiscais agropecuários do Estado trabalhassem na fiscalização todos os estabelecimentos certificados estariam cobertos. A realidade é ainda pior. O delegado de São Paulo do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais (Anffa), Ullysses Thuller, afirma que apenas 60% do efetivo paulista trabalham com inspeção. Nossa reportagem não obteve da Superintendência informações sobre quantos laticínios com SIF contam com fiscalização permanente em São Paulo.

A ausência da fiscalização no dia a dia abre espaço para fraudes que nos últimos anos vêm sendo denunciadas pelo Ministério Público Federal. Somente no Rio Grande do Sul, entre janeiro de 2010 e setembro deste ano, 39 empresas, cinco transportadores e quatro produtores foram autuados por adulteração no leite.

No resto do país a situação é a mesma

Em todo o Brasil existem 2.745 fiscais, mas somente 888 realizam a inspeção nos estabelecimentos com produtos de origem animal certificados com SIF no país. Os números foram fornecidos pelo presidente da Anffa, Wilson Roberto de Sá e não puderam ser conferidos com o Ministério da Agricultura, que informou apenas o número total de estabelecimentos que contam com o certificado de inspeção federal: 3.352 – número que inclui desde frigoríficos até indústrias apícolas.

Ainda de acordo com o Mapa, o número total de laticínios que precisam ser fiscalizados pela inspeção federal no país todo é 1.447 – 107 deles credenciados nos últimos dois anos. Wilson Roberto de Sá, afirma que a situação dos fiscais piora dia após dia.

– Nós temos uma proporcionalidade de um para cada 15 ou 18 estabelecimentos em determinadas regiões. Isto é um vexame para o Brasil, que têm acordos internacionais. São estabelecimentos com selo do governo que, pela legislação, têm que ser protegidos pelo governo, por seus agentes públicos.

Entre 1977 e 2002, não houve concurso para a atividade. Segundo Celso Rodrigues, vice-presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa), as consequência apareceram nas últimas décadas.

– Desde as décadas de 80 e 90 o governo ao invés de priorizar a contratação dos servidores fez o contrário, retirou os servidores desta área de lácteos e os deslocou para a de carnes. Isto deixou o setor vulnerável. Infelizmente, até hoje continua este modelo de fiscalização.

Na segunda reportagem da série, que vai ao ar nesta terça, dia 4, o Canal Rural mostra a situação em Minas Gerais, Estado que concentra a maior bacia leiteira do país.

 

 

Fonte: RuralBr Pecuaria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas