Inflação do leite tem alta de 4,6% em janeiro e preço bate mínima histórica

A inflação do leite já no primeiro mês de 2016 chegou a 4,57%. O indicador é medido pela Embrapa, que gera o Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite) para Minas Gerais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com um volume de produção que supera um quarto da captação de leite de todo o país, os preços praticados em Minas acabam refletindo o cenário da cadeia nacional de lácteos. Os últimos 12 meses acumulam uma inflação de 18,5%.

A variação percentual do ICPLeite representa a inflação do leite por medir o quanto está aumentando ou diminuindo o custo de produção em uma fazenda de produção de leite. Trata-se de um índice semelhante ao que mede a variação mensal do custo de vida de uma família típica. A série histórica mostra que a variação mensal em janeiro de 2016 foi a maior desde agosto de 2012, quando chegou a 5,64%. Durante os 40 meses entre os dois destacados no período, o índice não passou de três pontos percentuais.

Os principais responsáveis pela alta foram mão de obra e concentrado. O custo com mão de obra reflete a correção de quase 10% no salário mínimo e contribuiu em 1,9% na inflação do leite. Já o concentrado é responsável por 2,5% desta inflação, em consequência do preço do milho, que levou ao aumento de 6,4% do custo com concentrado no mês de janeiro. A pressão dos custos do concentrado sobre o índice total não é novidade. O item é o que mais contribuiu para aumentar os custos nos últimos doze meses considerando sua importância ponderada.

Para o cálculo do ICP Leite são realizados levantamentos mensais de preços de insumos e serviços junto a cooperativas e empresas nesse segmento comercial em Minas Gerais. O índice reúne o impacto de oito grupos. Além do concentrado e mão de obra, são acompanhados sanidade, qualidade do leite, sal mineral, reprodução, energia e combustível e produção e compra de volumosos. Os dados são gerados desde 2006 pela equipe de pesquisa socioeconômica da Embrapa Gado de Leite e publicados mensalmente no Centro de Inteligência do Leite (CILeite).

Minas tem o menor preço do leite desde 2006

Devido à piora do ambiente econômico, em Minas Gerais, o preço real do litro de leite, deflacionado pelo ICPLeite, chegou a R$ 1,09, o menor valor registrado desde a criação do índice, há praticamente 10 anos (abril de 2006). O valor está 15 centavos abaixo da média histórica para o mês de janeiro.

Há expectativa por um cenário ainda adverso de rentabilidade e oferta do leite, segundo avaliação da equipe de pesquisa socioeconômica da Embrapa Gado de Leite. A captação está recuando a uma taxa anual de 2% e o consumidor reflete a retração da economia brasileira, desacelerando a demanda por lácteos.
Carolina Rodrigues Pereira, jornalista MTb 11055-MG
Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Gado de Leite
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Juiz de Fora/MG

carolina.pereira@embrapa.br
Telefone: +55 (32) 3311-7548 / 9199-8555
www.embrapa.br/gado-de-leite | twitter.com/embrapa
Confira também: www.repileite.com.br
e www.facebook.com/agrosustentavel

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas