IEA: preço recebido pelo produtor paulista cai 2,49% em janeiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou queda de 2,49% em janeiro na comparação com dezembro. Segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os produtos que mais subiram foram laranja de mesa (9,36%), laranja para indústria (8,66%) e leite cru resfriado (4,89%). Os produtos cujos preços caíram mais foram batata (37,74%), feijão (24,08%) e tomate para mesa (20,67%).
Segundo o IEA, a alta da laranja tanto para mesa quanto para indústria pode estar relacionada ao fato de que a safra 2015/16 foi uma das menores da história. A estimativa final da safra realizada pelo Instituto apontou produção de 260 milhões de caixas de 40,8 kg, volume 11,8% menor que a safra anterior, o que levou à escassez da oferta da fruta, tanto para a moagem quanto para o mercado in natura, explicam em nota os pesquisadores Danton Bini, José Alberto Angelo, José Roberto da Silva, Priscilla Rocha Fagundes, Rosana Pithan e Waldemar Camargo Filho.
Já a alta de 4,89% do preço do leite, em época de safra, foi atribuída à queda de produção na região Sul, devido às chuvas em dezembro, e à melhoria na qualidade do leite, “motivo que levou algumas empresas a pagar mais aos produtores do Estado de São Paulo”, segundo o IEA.
No caso das quedas, batata, tomate de mesa e hortaliças em geral estão em plena produção em janeiro e a oferta de feijão também cresceu. “Numa realidade em que a demanda se acomoda, os preços neste princípio de ano se reduzem”, acrescenta o IEA.
http://www.dinheirorural.com.br/iea-preco-recebido-pelo-produtor-paulista-cai-249-em-janeiro/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas