O projeto do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai de compras de terras para posteriormente arrendá-las aos produtores de leite está pronto e deverá ser enviado í secretaria de Economia e Finanças, confirmaram fontes oficiais.
Uma vez revisado pelo ministro Fernando Lorenzo e aprovado, será enviado ao Parlamento para discussão, devendo-se modificar algumas leis vinculadas com a obtenção da terra. Alguns dados oficiais indicam que o setor leiteiro perdeu cerca de 200 mil hectares nos últimos anos í s mãos de outros setores mais rentáveis para os produtores.
Segundo informações, para comprar terras, será aplicada uma operação com captação de fundos do setor privado e se manejará um prazo de 20 anos. Os estabelecimentos serão dados em arrendamento aos produtores, que amortizarão o pagamento através de um sistema similar ao utilizado no Fundo Leiteiro, ferramenta com a qual o setor solucionou seus problemas de endividamento.
A indústria de lácteos será agente de retenção e os produtores irão pagando o arrendamento com uma parte de suas remissões. Os produtores de leite participantes do projeto pagariam um juro anual em dólares por hectare e, uma vez vencido o prazo, entregará a terra.
A ideia já foi apresentada ao ministro Tabaré Aguerre no Conselho de Ministros onde foi recebida com aprovação e apoiada por associações de produtores de leite.
A reportagem é do El País Digital