# Governo do Uruguai comprará terras para apoiar a produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O projeto do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai de compras de terras para posteriormente arrendá-las aos produtores de leite está pronto e deverá ser enviado í  secretaria de Economia e Finanças, confirmaram fontes oficiais.

Uma vez revisado pelo ministro Fernando Lorenzo e aprovado, será enviado ao Parlamento para discussão, devendo-se modificar algumas leis vinculadas com a obtenção da terra. Alguns dados oficiais indicam que o setor leiteiro perdeu cerca de 200 mil hectares nos últimos anos í s mãos de outros setores mais rentáveis para os produtores.

Segundo informações, para comprar terras, será aplicada uma operação com captação de fundos do setor privado e se manejará um prazo de 20 anos. Os estabelecimentos serão dados em arrendamento aos produtores, que amortizarão o pagamento através de um sistema similar ao utilizado no Fundo Leiteiro, ferramenta com a qual o setor solucionou seus problemas de endividamento.

A indústria de lácteos será agente de retenção e os produtores irão pagando o arrendamento com uma parte de suas remissões. Os produtores de leite participantes do projeto pagariam um juro anual em dólares por hectare e, uma vez vencido o prazo, entregará a terra.

A ideia já foi apresentada ao ministro Tabaré Aguerre no Conselho de Ministros onde foi recebida com aprovação e apoiada por associações de produtores de leite.

A reportagem é do El Paí­s Digital

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas