Fonterra disse após lançar #soro de leite produzido na Europa «Chegamos para ficar»

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

No mês passado, a Fonterra Europe, braço regional da cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, anunciou o lançamento do NZMP europro – um ingrediente de proteína do soro do leite produzido na Europa através de parceiros com processadores de queijos estabelecidos. Após o lançamento, a Fonterra Europe sinalizou que “chegou para ficar”.

 

A Fonterra começou seus esforços de obtenção e produção na Europa em 2011, quando formou uma joint venture com a processadora de lácteos britânica, First Milk. A cooperativa também se associou com a processadora da Lituânia, Rokiškio, e assinou um acordo com a firma holandesa, A-Ware Food, para estabelecer plantas separadas, mas “mutuamente benéficas” vizinhas de queijos e proteína do soro do leite em Heerenveen. A Fonterra espera que as operações na planta comecem em dezembro de 2014.

 

O gerente de marketing e inovação de projetos da Fonterra Europe, Robert Lilly, disse que o lançamento do NZMP europro marca a culminação de seus esforços de obtenção e sinalizam que “chegou para ficar”.

 

“Estamos investindo pesadamente e chegamos para ficar. Estabelecemos parcerias com a First Milk no Reino Unido, com a Rokiškio na Lituânia e investimos aqui em Heerenveen”, disse ele.

 

A Fonterra também “está explorando” outras oportunidades de fornecimento de produtos no Leites Europeu, disse Lilly. “No momento, a prioridade é colocar a planta de Heerenveen para funcionar, mas estamos também buscando outras oportunidades. Nos próximos dois anos, buscaremos mais parcerias. O que estamos tentando promover é que estamos aqui para ficar – estamos investindo muito e lançamos esse produto”.

 

Lilly citou a crescente demanda global dos consumidores por produtos lácteos e, particularmente, por proteína do soro do leite, um importante direcionador dos recentes esforços da Fonterra em produzir o componente na Europa. “O soro do leite costumava ser apenas um subproduto da produção de queijos. Agora, a demanda por proteína do soro do leite está aumentando”.

 

Embora uma quantidade significante dessa demanda venha da Ásia, grande parte do NZMP europro produzido no Reino Unido, Lituânia e Holanda não deixará a Europa. “Temos um grande número de clientes na Europa. A proteína do soro do leite produzida pela First Milk e aqui em Heerenveen será enviada à Ásia, mas essa proteína do soro do leite está sendo produzida na Europa, deverá atender primeiro os nossos clientes daqui”. Ao produzir o NZMP europro, a Fonterra disse que pode garantir prazos curtos e maior flexibilidade na oferta para seus clientes europeus.

 

As medidas da neozelandesa Fonterra no exterior foram inspiradas pela chegada do atual diretor executivo, Theo Spierings, que assumiu o comando em 2012. Ele renovou a estratégia global da cooperativa, elaborando sete caminhos estratégicos, incluindo o desenvolvimento de ofertas externas de leite de alta qualidade. “Um desses sete caminhos estratégicos era o estabelecimento de pools regionais de leite. Além disso, a Nova Zelândia é um país pequeno, de forma que temos que olhar para o exterior. Estabelecemos centros agrícolas na China e na América do Sul, mas com a Europa sendo um mercado estabelecido, tem sido bem fácil conquistar parcerias confiáveis. Não vemos isso como uma necessidade absoluta de ter fazendas e plantas, mas insistimos em administrar todos os aspectos da cadeia de fornecimento. Queremos que a proteína do soro do leite que produzimos na Europa seja tão boa quanto à que produzimos na Nova Zelândia”.

 

Fonte: Dairy Reporter

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas