#Feira Rio Genética é sucesso para produtores de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estado do Rio – A 17ª edição da Feira de Animais Rio Genética realizada no último sábado (30), em Cardoso Moreira, na Região Noroeste, trouxe um diferencial para os produtores fluminenses interessados em melhorar a qualidade genética de seus rebanhos. Quase 25% dos animais oferecidos eram resultado de fertilização in vitro.

“Os produtores hoje estão mais exigentes e perceberam a importí¢ncia de investir num gado de boa qualidade para aumentar sua produção. O uso dessa biotecnologia garante produtos com maior confiabilidade genética. As matrizes oferecidas trazem a genética de animais dos melhores rebanhos leiteiros do Brasil” explicou o criador João Meirelles, de Minas Gerais, fornecedor do programa desde o seu iní­cio.

A qualidade das matrizes disponibilizadas e a facilidade de crédito, com recursos do Tesouro Estadual, que já investiu R$ 18 milhões para a aquisição de oito mil animais, beneficiando cerca de 800 produtores no estado, estão incentivando a melhoria dos rebanhos daqueles que vivem da atividade leiteira e atraindo novos interessados em ingressar no segmento.

Este é o caso do militar aposentado, Luz Manuel Azeredo, dono de sí­tio em São Martinho, distrito de Campos dos Goytacazes.  Filho de trabalhadores rurais, ele apostou na qualidade para fazer a diferença ao ingressar na produção de leite. As primeiras oito novilhas foram adquiridas na feira realizada em seu municí­pio, há dois anos atrás.

Satisfeito com o resultado, foi formando seu plantel com animais comprados em outros eventos do programa em municí­pios vizinhos.

“Antes de conhecer o Rio Genética tinha apenas duas vacas, hoje são 44. O que produzo vendo para uma cooperativa da região. Precisava de uma renda extra para manter a propriedade que era utilizada apenas para o lazer de final de semana, mas hoje representa mais uma fonte de rendimento para a famí­lia. Foi o programa que me colocou no caminho do leite” contou.

Na abertura do evento em Cardoso Moreira, o secretário estadual de Agricultura e coordenador do Rio Genética, Alberto Mofati, frisou que as feiras são ambientes de negócios que facilitam a aproximação de quem tem animais de qualidade para vender, daqueles que desejam melhorar seus rebanhos e destacou a confiança dos fornecedores no programa.

“Vocíªs desenvolvem uma genética de qualidade dentro e fora do estado, visando í  melhoria do padrão dos animais e da produção de leite fluminense. O programa está permitindo que o nosso rebanho comercial se valorize e tenha capacidade para atender as diversas indústrias lácteas instaladas no Rio de Janeiro e que estão oferecendo estrutura de preço competitivo para o produto. Este novo cenário no setor é resultado da polí­tica implementada pelo governador Sérgio Cabral” afirmou.

Na ocasião, o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, agradeceu as ações da secretaria estadual de Agricultura para o fortalecimento da atividade, bem como do programa Estradas da Produção, que já recuperou cerca de 80% das estradas vicinais do municí­pio, responsáveis pelo escoamento da produção.

A próxima Feira de Animais Rio Genética acontecerá no próximo dia 21 de julho, no Parque de Exposições de Resende, no Sul do estado.

http://www.folhavaledocafe.com.br/estado/feira-rio-genetica-e-sucesso-para-produtores-de-leite-1.1117817

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas