# Fecomércio-RO discute cadeia produtiva do leite em Rondí´nia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Cadeia Produtiva do Leite em Rondí´nia foi tema de uma Conferíªncia realizada na última quinta-feira (21), no Centro de Treinamento da Emater, do municí­pio de Ouro Preto, que reuniu produtores, empresários de laticí­nios, entidades sindicais e membros do Poder Legislativo e Executivo. A Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Rondí´nia (Fecomércio-RO) está representada pelo conselheiro José Ramalho, um dos delegados escolhidos na Conferíªncia para fazer os levantamentos da demanda dos produtores de leite, nos setores comerciais.

A Conferíªncia Produtiva do Leite foi promovida pela Subcomissão do Leite da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Cí¢mara Federal e organizada pelo deputado federal Carlos Magno (PP). A proposta é definir uma polí­tica permanente para a cadeia produtiva do leite, com planejamento de extensão rural com assistíªncia ao produtor, linha de crédito, estrutura para industrialização e planejamento de estoques reguladores.

Um dos temas abordados no evento foi a publicação, na semana passada, da Lei 12.669, que obriga os laticí­nios a informarem antecipadamente ao produtor de leite o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do míªs anterior í  entrega, sob pena do laticí­nio ter que pagar o maior valor praticado pelo mercado.

O encontro teve as presenças do presidente da subcomissão permanente do leite, deputado federal Domingos Sávio; dos membros da subcomissão e deputados federais rondonienses Carlos Magno, Moreira Mendes e Marcos Rogério; do deputado federal Alceu Moreira, do Rio Grande do Sul; do secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus; do secretário-executivo da Emater, Elisafan Sales, e do presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticí­nios, Paulo Bernardes.

De acordo com José Ramalho, mesmo sendo um dos maiores produtores de leite do Paí­s, Rondí´nia tem enfrentado graves problemas na produção, principalmente do preço final do produto que tem desestimulado produtores e laticí­nios. “Rondí´nia tem hoje uma produção de 2,3 milhões de litros de leite por dia, mas nem por isso, o produtor encontra facilidades para vender seu
produto. A produção do Estado é 9ª maior do Paí­s e o Brasil é simplesmente o 6º maior produtor mundial de leite. Apesar dos números expressivos, o produtor continua sendo sacrificado para produzir”, ressaltou.

A cadeia produtiva de leite no Brasil aguarda com expectativa a construção de um marco regulatório que deve ser apresentado em 2012 pela subcomissão criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Cí¢mara dos Deputados para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional. A
Subcomissão do Leite deve apresentar polí­tica nacional para a cadeia produtiva de leite. Todos os 27 estados da federação, principalmente os maiores produtores também estão organizando suas conferíªncias para realizar seus trabalhos de levantamento e elaboração de propostas.

DADOS
O leite é um dos mais importantes pilares da economia de Rondí´nia, em decorríªncia do número de empregos e impostos que gera anualmente ao Estado. Segundo Ramalho, o leite é hoje, uma das atividades econí´micas que mais cresce em Rondí´nia, sendo por isso, o maior segmento industrial do Estado. Estima-se hoje em Rondí´nia que haja 38 mil produtores de leite e um
rebanho leiteiro de pouco mais de 3,5 milhões de cabeças, um crescimento de quase 100% se comparado com os números da última década. O Estado é ainda o maior produtor da região Norte e Amazí´nia Legal. Cerca de 65% dos produtos e derivados lácteos produzidos aqui são exportados para outros Estados.

Autor: Tudorondonia
Fonte: www.NAHORAONLINE.com

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas