Fabricação de derivados do leite é alternativa de renda para pequeno produtor

O curso será oferecido pelo SENAR/MS em Terenos na próxima semanaO leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O curso será oferecido pelo SENAR/MS em Terenos na próxima semanaO leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Além de fazer parte da alimentação do dia a dia, é também matéria-prima de diversos produtos e ingrediente de receitas culinárias. Para estimular o setor leiteiro e novas oportunidades de renda aos pequenos produtores, o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul oferece capacitação em Fabricação Caseira de Derivados do Leite em Terenos, de 25 a 27 de agosto, no Assentamento Nova Aliança.

Segundo a instrutora do SENAR/MS, Brasilina Aparecida de Carvalho, o objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade nutricional. “Ensinamos técnicas para fabricação dos produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, mussarela, iogurte e doce de leite pastoso”, explica. Também são ensinadas técnicas de produção de ricota, bebida láctea achocolatada, requeijão cremoso e até suco de soro. O soro é a parte líquida do leite obtida a partir de diferentes processos, como a fabricação de queijos. “O aproveitamento do soro é uma surpresa para muitos produtores. Em muitas propriedades rurais, ele é alimento do suíno ou acaba sendo descartado. Entretanto no curso, nós mostramos que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva”, afirma Brasilina.

O soro do leite é aproveitado na produção desde bebidas lácteas até bolos. “Podemos misturar sucos de fruta ao soro. As opções que ficam mais saborosas são abacaxi, pêssego e morango. É muito interessante para a merenda escolar, pois o líquido extraído é repleto de vitaminas”, completa a instrutora do Senar/MS. Além do valor nutritivo, há também o valor medicinal. A educadora comenta que já existem estudos que comprovam que o consumo de soro de leite pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer.

Segundo Brasilina, o soro do leite ainda contribui como suplemento alimentar, é regulador de pressão, de funções intestinais e um potente antioxidante. “Os derivados do leite estão bastante relacionados à fortificação dos ossos e à saúde intestinal. O iogurte que ensinamos a produzir, por exemplo, se consumido pelo menos dois copos durante a semana, melhora a flora intestinal e pode prevenir câncer de cólon de intestino”, detalha.

Na grade do curso também estão inclusos cuidados no processamento do leite e exigências profissionais. A instrutora do Senar/MS explica que o principal cuidado antes de começar a fabricação dos produtos é a pasteurização do leite, que elimina bactérias e aumenta a longevidade. O produtor que tem intenção de obter renda a partir dos derivados do leite precisa ter conhecimento da Instrução Normativa (IN-62), do Mapa – Ministério da Agricultura e Abastecimento, que aborda os cuidados necessários para comercialização. “Orientamos os produtores em relação à adequação às normas municipais, estaduais e federais. Os padrões de inspeção sanitária precisam ser seguidos para garantir um produto de qualidade”, relata.

O SENAR oferece 36 qualificações em Mato Grosso do Sul entre 24 e 29 de agosto, com 665 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Fonte: Senar – Assessoria de Imprensa do Sistema Famasul

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas