Exportação de Rondônia chegam a US$ 1,2 bilhão

Exportacoes - Expectativa é de que o Estado tenha uma safra recorde de grãos no ano que vem. O agronegócio, a exemplo dos outros anos, continua impulsionando o PIB do Estado para cima
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Expectativa é de que o Estado tenha uma safra recorde de grãos no ano que vem.
O agronegócio, a exemplo dos outros anos, continua impulsionando o PIB do Estado para cima
De janeiro a novembro, de acordo com último balanço da Secretaria de Comércio Exterior, confirmado pelo superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Gilberto Batista, as exportações de Rondônia alcançaram U$$ 1,2 bilhão, gerando uma receita de R$ 3,2 bilhões. O destaque fica por conta da carne, soja, milho, arroz e madeira.
Rondônia participou com uma fatia de 10% de toda carne exportada pelo Brasil, totalizando 53,03%, a safra de grãos representou 35,42% com a madeira 5,40%. Não estão computados os negócios no mercado interno tais como, café, peixe, leite e implementos agrícolas. A maior parte das exportações rondoniense em 2017 conquistou o mercado externo através do rio Madeira.
Revelando que o rebanho bovino do Estado, o 6º maior do País, que pelo último levantamento da Idaron, alcançou 14,1 milhões de cabeças, bem como a produção de pescado em cativeiro, tambaqui e pirarucu, 90 mil toneladas, a Rede TV! em conjunto com seis emissoras de rádio, através do programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar no próximo sábado, 23, das 6h às 8h apresentará um balanço mostrando a força do agronegócio que movimentou a economia de Rondônia em 2017.
Com depoimentos de autoridades e produtores rurais, entre elas o senador Acir Gurgacz, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, o presidente da Federação da Agricultura de Rondônia, Hélio Dias, o secretário de Agricultura Evandro Padovani, o engenheiro agrônomo da Central Agrícola de Vilhena, Robson Rizzon, o programa mostrará que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 0,5%, em 2017 e o rondoniense se manteve em 3,5% positivo.
Grãos
Para o jornalista José Luiz Alves, que apresenta e coordenou os levantamentos para o programa “Campo e Lavoura”, “salvo um acidente de percurso”, excesso ou falta de chuvas, Rondônia caminha a passos largos para uma safra recorde de grãos em 2018, com a soja superando com folga um milhão de toneladas, assim como o milho e arroz que apresentam um crescimento substantivo em termos de áreas cultivadas.
A presença da agricultura familiar, produzindo em mais de 80% das pequenas e médias propriedades rurais é outra realidade incontestável em Rondônia, com as agroindústrias gerando emprego e rendas nas áreas urbanas e rurais.
http://www.diariodaamazonia.com.br/exportacao-de-rondonia-chegam-us-12-bilhao/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas