#Experiíªncia exitosa da Aurora inspira cooperativas do Espí­rito Santo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A diretoria da Coopercentral Aurora Alimentos recebeu, nesta semana, a visita de 28 pessoas, entre dirigentes, gestores e colaboradores de 11 cooperativas do ramo agropecuário do Espí­rito Santo, autoridades do Governo daquele Estado, o presidente, o superintendente e quatro colaboradores do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/ES).

O intuito da visita foi de conhecer o sistema de trabalho da Aurora, a estrutura das unidades e esclarecer dúvidas sobre as questões operacionais. O grupo foi recepcionado pelo presidente da Coopercentral Mário Lanznaster, o vice-presidente Neivor Canton, o diretor de agropecuária Marcos Antí´nio Zordan e a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese e gerente de comunicação social da Aurora Isabel Cristina Machado.

“Somos muito eficientes e estamos bem inseridos no mercado. A Aurora está crescendo dentro do esperado e se desenvolvendo graças ao empenho dos aproximadamente 20 mil colaboradores. Além disso, valorizamos os associados, pois defendemos que se a cooperativa ganha todos são beneficiados”, ressaltou Lanznaster.

De acordo com o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, as cooperativas do Espí­rito Santo ainda estão engatinhando, por isso buscaram experiíªncias de Santa Catarina e do Paraná. “Acreditamos que a qualidade do setor agropecuário pode ampliar com base no cooperativismo”, enfatizou.

As cooperativas do Espí­rito Santo que conheceram a estrutura da Aurora são dos segmentos de café, leite, cacau, peixe, frutas, frango, ração e ovos. “Viemos aprender como funciona para levar a experiíªncia exitosa da Aurora, pois temos uma agropecuária em estágio primário e com baixo grau de industrialização e agregação de valor”, observou Oliveira.

APRESENTAí‡íƒO

Isabel apresentou o destino das exportações, a receita bruta e o faturamento do mercado interno e externo da Aurora. “O sistema tem crescido bastante nos últimos anos e registra uma evolução expressiva, uma vez que o mercado tem se mostrado muito favorável”, observou.

A Aurora abateu 3.666.278 suí­nos em 2012 e projeta para este ano o abate de 3.679.595 animais. Na participação por Estado, no setor de suí­nos, Santa Catarina representa 63,2%, seguido do Rio Grande do Sul 23,8% e do Mato Grosso do Sul 13%. No ano passado, a cooperativa abateu 151,989 milhões de aves e planeja para 2013 ampliar para 177.358 milhões (sem incluir a unidade de Xaxim). Neste segmento, Santa Catarina corresponde a 81,4% da participação e o Rio Grande do Sul 18,6%.

Isabel também ressaltou as ações da Fundação nas áreas cultural, ambiental e social, voltadas í  melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Acreditamos que o cooperativismo é a solução para o planeta”, comentou.

ESTRUTURA
A Aurora é uma das poucas grandes empresas de Santa Catarina com capital 100% catarinense. Entre as empresas do segmento de carnes é a terceira marca mais referenciada em todo o Brasil. Os números da Aurora são grandiosos. Possui 19.346 colaboradores e deve chegar a 20.000 neste ano, abate 700.000 aves por dia, mas deve chegar a 1 milhão de aves dia até o final de 2013. Abate 14.500 suí­nos/dia, processa 1,6 milhão de litros/dia de leite, tem mais de 100.000 clientes no Brasil e exporta para 60 paí­ses. Suas ações sociais/assistenciais, por meio da Fundação Aury Luiz Bodanese atingiram 161 mil pessoas em 2012, com 1.183 ações. Além disso, obteve importantes premiações pela sua responsabilidade social e ambiental.

Mantém, no campo, plantéis permanentes de 920 mil suí­nos e 26 milhões de frangos. A sua base produtiva é formada por 9.000 produtores de leite, 4.040 criadores de suí­nos e 2.600 criadores de aves.

Possui oito unidades industriais para processamento de suí­nos, cinco plantas para processamento de aves, cinco fábricas de rações, uma indústria de lácteos, dez unidades de ativos biológicos (granjas de reprodutores suí­nos e matrizes de aves, incubatórios e silos), uma unidade de disseminação de genes (UDG), quatorze unidades comerciais e 100 mil pontos de vendas no Paí­s.

http://www.aviculturaindustrial.com.br/noticia/experiencia-exitosa-da-aurora-inspira-cooperativas-do-espirito-santo/20130523083057_M_423

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas