#Evento vai reunir cadeia produtiva do leite no RN

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pecuaristas de todos os estados do Nordeste devem participar da décima primeira edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que será realizado entre 5 e 8 de junho de junho, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). A programação e a estrutura do evento foram apresentadas ontem. O encontro está sendo planejado para receber um público de até 16 mil pessoas. As inscrições podem ser feitas pela internet, através do endereço http://enel.rn.sebrae.com.br.

No site também estão disponí­veis a programação de cursos, minicursos, palestras e leilões previstos para o encontro. O Enel é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), com apoio de diversos parceiros. Uma dos pontos fortes do Enel – que, pela terceira vez, é realizado no estado – é a programação técnica. Cursos e minicursos na área de derivados do leite serão ministrados pelo corpo técnico da maior escola de laticí­nios do Brasil, o Instituto Cí¢ndido Tostes, situado em Minas Gerais.

O Espaço Sebrae no Parque Aristófanes Fernandes será transformando em um grande pavilhão de capacitação. No local, será montado um auditório, com capacidade para comportar até 600 pessoas, onde ocorrerão as conferíªncias de abertura e encerramento do evento. Nesse espaço, também serão estruturadas as salas de capacitações.

Os participantes contarão com uma programação de capacitações práticas e teóricas, palestras, vitrine de lácteos e concurso de queijos regionais, exposição de máquinas, equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Além disso, será realizado o torneio leiteiro com as raças bovinas de Girolando, Gir, Holandíªs, Sindi, Guzerá e Mestiça, assim como exposição, julgamento e leilão de animais, tanto bovinos quanto equinos, caprinos e ovinos.

O lançamento da programação e do site reuniu os principais elos da cadeia produtiva do leite do Rio Grande do Norte e instituições ligadas ao setor agropecuário. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Sí­lvio Bezerra, prestigiou a solenidade, assim como toda a diretoria executiva da instituição.

O diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto ressaltou os desafios de promover o evento durante um momento de estiagem, destacando o projeto Sebrae no Semiárido, que tem beneficiado cerca de 2 mil pequenos produtores rurais com iniciativas de convivíªncia com as secas.

Esse tema deve estar no centro das discussões do evento, já que a maior parte dos estados nordestinos enfrenta o mesmo problema da escassez de chuvas e alimento para os rebanhos leiteiros. Os representantes das instituições ligadas ao setor produtivo que compareceram í  solenidade foram uní¢nimes quanto a importí¢ncia do Enel para se encontrar alternativas.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/evento-vai-reunir-cadeia-produtiva-do-leite-no-rn/247380

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas