Estudo apontará desafios rurais no Rio Grande do Sul

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Diagnosticar a situação da produção agropecuária no Estado é o desafio do projeto Radiografia da Agropecuária Gaúcha, lançado nesta quarta, dia 18, pela Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa. A meta é usar o diagnóstico para direcionar polí­ticas públicas que fortaleçam o agronegócio.

Para mapear a produção, serão usados í­ndices levantados por institutos como Conab, IBGE e Emater, além de pesquisas de entidades de setores. No estudo, serão abordados temas como prevenção í  seca, logí­stica, qualidade da produção e infraestrutura no campo. A Comissão de Agricultura da Assembleia também buscará a colaboração de entidades e produtores durante fóruns de debates.

A ideia é reunir as informações para elaborar documento com medidas para serem encaminhadas ao governo federal, para estudar a viabilidade de implantar polí­ticas públicas que atendam í s demandas. A previsão é concluir o estudo até novembro.

Dificuldades:

– Prevenção í  seca: investimento em tecnologia e desburocratização de sistemas de irrigação e do seguro agrí­cola são barreiras a serem superadas. Para isso, a atuação de governos é imprescindí­vel.

– Infraestrutura no campo: descapitalização do produtor em safras com quebra, como a atual, atrasa a modernização das propriedades. A energia elétrica em muitas localidades tem estrutura precária.

– Logí­stica: precariedade das estradas, principalmente em municí­pios com menor população, é entrave no escoa- mento. Investimento insuficiente dos governos estadual e federal, responsáveis pela construção e manutenção de estradas, deixa o produtor de mãos atadas. Outro desafio é a exportação.

– Qualidade da produção: melhorar as técnicas de manejo, investir em tecnologia, obedecer ao zoneamento agrí­cola e procurar assistíªncia técnica são fatores decisivos na produção agropecuária. A profissionalização do agricultor é considerada imprescindí­vel.
Fonte: Zero Hora

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas