Estiagem prejudica produção de #leite e preço do produto aumenta no Piauí

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Custo da produção do campo é um dos fatores que vem influenciando o valor. Estado importa 80% do leite que consome e produz 120 mil litros por dia.

 

A estiagem afetou a produção de leite no Piauí e os reflexos são sentidos no mercado, com os preços do produto em alta. O custo da produção do campo é um dos fatores que vem infuenciando no valor final do litro do leite. O Piauí importa 80% de todo o leite que consome e produz cerca de 120 mil litros por dia, enquanto no estado vizinho Ceará a produção chega a 1 milhão de litros.

 

Em uma fazenda na zona rural de Teresina a produção chega a 900 litros de leite por dia. O proprietário conta que adquiriu 58 vacas leiteiras recentemente e notou aumento nos preços dos animais. «Geralmente compravamos as matrizes fora, em Pernambuco e Alagoas, mas como essas regiões foram afetadas por uma seca muito grande eles acabaram reduzindo o seu planteu e aumentaram os preços. As últimas matrizes, por exemplo, já compramos no Piauí mesmo, da Bacia de Parnaíba, mas com o preço bem mais elevado», lembrou o pecuarista Antônio Carlos Júnior.

 

Segundo o Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas, o leite longa vida teve o reajuste de 3,02% no mês de março em relação a fevereiro. A falta de chuva nos estados produtores como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás teria também feito aumentar o preço do produto.

 

Nas compras do supermercado, o consumidor confirma que já está percebendo a elevação no valor do produto. «Há algum tempo já vem subindo o valor e agora acho que está no topo», destacou um cliente.

 

Derivados do leite como iogurte e requeijão o reajuste foi de 1,55%. Segundo o técnico da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Valter Silas, o reajuste também foi motivado pelos aumentos do salário minímo, combustível e do consumo do produto pelas classes de menor renda.

 

«No ano passado teve uma seca muito forte e houve uma mortalidade muito grande dos rebanhos, então teve estado que a sua criação foi reduzida a 40% e muitos produtores saíram da atividade porque não aguentaram os custos de produção elevado. Outro fator que afetou, aqui para o Piauí, é com relação ao milho subsidiado da Conab que começou a faltar», comentou.

 

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/04/estiagem-prejudica-producao-de-leite-e-preco-do-produto-aumenta-no-piaui.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas