Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, aponta que os preços do leite no Estado de São Paulo tíªm subido no Estado de São Paulo na entressafra.
De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), na entressafra, o preço do leite subiu, mas em um ritmo menos acelerado.
No varejo, em relação ao míªs de maio, o leite UHT (longa vida), subiu 1,1%, enquanto que os leites B e C, subiram 1%.
Porém, o produtor teve uma alta superior que o do varejo. Os preços levantados pelo IEA, tanto o leite C, como o B, tiveram alta, afirma a pesquisadora Rosana de Oliveira Pithan e Silva.
“Observa-se que apresar da expectativa de que as altas no varejo, de maio em relação a abril, alcançassem em peso esse mercado, em função do maior aumento nos preços pagos aos produtores em maio, essas foram menores que o esperadoâ€, apontando sobre a pressão no setor supermercadista, e completa que o clima frio pode aumentar ainda mais os preços. “No entanto, a expectativa é de alta, não só para o leite como para os seus derivados, até o final da entressafra, em novembro. No entanto, a forte onda de frio dessa semana deve piorar ainda mais a situação nas das pastagens do estados do Sul e Sudeste contribuindo para altas mais expressivas nos preços do leite, tendo em conta que nessas regiões estão os principais estados produtores de leite do país. Ou seja, o mercado, como um todo deve sentir o impacto do tempo, pois com pastagens comprometidas, o produtor tem que suplementar mais a alimentação do gadoâ€, esclarece.
Ainda segundo a pesquisadora, apesar da alta estar justificada devido ao início da entressafra, outros fatores vem influenciando diretamente esses alimentos, sendo uma das razões a falta de produto no mercado internacional.
Essa e outras notícias, na íntegra, vocíª confere nas edições impressa e Online de O REGIONAL deste domingo (28).
Da Reportagem Local
http://www.oregional.com.br/2013/07/entressafra-pressiona-os-precos-do-leite-no-estado-de-sao-paulo_303361