Entidades exigem cotas de importação ao leite em pó do Uruguai

As principais entidades representativas da cadeia láctea do Brasil lançam, na quinta-feira (30/07) um manifesto com reivindicações consideradas estratégicas a fim de manter o mercado equilibrado nos próximos dois anos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As principais entidades representativas da cadeia láctea do Brasil lançam, na quinta-feira (30/07) um manifesto com reivindicações consideradas estratégicas a fim de manter o mercado equilibrado nos próximos dois anos. Os alvos das reivindicações são os governos federal e estadual. O documento foi produzido durante o Congresso Internacional do Leite. Para a União, os pedidos envolvem abrir imediatamente negociações para restringir a importação de lácteos oriundos do Mercosul, principalmente do Uruguai, por, no mínimo, dois anos; rever o acordo de livre comércio com o Mercosul; agilizar a habilitação de plantas industriais de laticínios para exportação a grandes mercados compradores, como o da Rússia; e que sejam realizadas compras governamentais de leite em pó continuadamente. O documento é considerado histórico, pois coloca, pela primeira vez do mesmo lado da trincheira, todos os elos da cadeia.

Pressentindo aumentos de impostos, os signatários do manifesto pedem ao governo estadual a manutenção dos atuais níveis dos créditos presumidos e de alíquotas de ICMS do setor lácteo. A reunião que moldou as demandas do manifesto ao poder público foi realizada na quarta-feira (29/07) à noite.

No que tange o mercado interno, preocupa as entidades o aumento de importação de lácteos do Uruguai, que neste primeiro semestre foi 199% maior que a média de igual período de 2011 a 2014. Além disso, chama a atenção a fragilidade do setor exportador e a dificuldade de acesso a mercados mundiais. O manifesto ainda elenca a conjuntura de recuo dos preços do leite em pó no mercado externo e o efeito de ampliar as importações no segundo semestre. Há temor de que o preço do leite que entrar por litro seja inferior ao do praticado no país, o que levaria à necessidade de o governo federal efetuar compras substanciais do produto.

Os dirigentes também estão atentos ao início da safra na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, época em que notadamente aumenta a oferta de leite e cai o consumo. O efeito é de redução das margens das indústrias e, por tabela, de preços pagos aos produtores.

Fonte: Pagina Rural e Assessoria de Imprensa do evento.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas