Encontro discute gestão da atividade leiteira em Uberlândia

A importância do gerenciamento de custos na atividade leiteira foi discutida durante Encontro sobre Gestão da Pecuária realizado no dia 29 de abril, em Uberlândia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A importância do gerenciamento de custos na atividade leiteira foi discutida durante Encontro sobre Gestão da Pecuária realizado no dia 29 de abril, em Uberlândia. Pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes conheceram os resultados do projeto “Assistência técnica e avaliação econômica da produção de leite em propriedades familiares da microrregião de Uberlândia (MG)”, conduzido pelo pesquisador da EPAMIG Djalma Pelegrini.

O estudo, realizado em 29 propriedades familiares no entorno de Uberlândia, entre fevereiro de 2012 e outubro de 2014, prestou assistência técnica e analisou os sistemas de produção de leite e contou com parceria da Emater-MG, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Lavras (Ufla). Durante esse período, visitas técnicas e dias de campo permitiram a interação entre pesquisadores, técnicos e produtores. O estudo apontou que cerca 40% dessas propriedades precisa melhorar a produtividade para obter uma gestão sustentável e um ponto de equilíbrio. “Conseguimos, com nosso trabalho, que alguns produtores passassem a suplementar suas vacas com rações e praticar duas ordenhas diárias. Contudo, o maior benefício aos produtores foi a adoção do registro de receitas e despesas”, acrescenta o pesquisador.

No Encontro também foram discutidas outras ferramentas de gestão para a análise de despesas e receitas nas propriedades rurais e para a identificação dos sistemas de produção de leite mais eficientes e melhores estratégias de cruzamento para os rebanhos. Os participantes receberam a cartilha “Gestão de custos na atividade leiteira”, que contém informações sobre a metodologia e os resultados levantados na microrregião. De acordo com o presidente da Calu, Cenyldes Vieira, esse diagnóstico feito pela EPAMIG auxiliará os programas de assistência ao produtor desenvolvidos pela Cooperativa. “Esse levantamento vai nortear o pecuarista que precisa melhorar sua escala de produção”, afirma.

Para o casal, Inez e Robson Borges, que há oito anos produzem queijo frescal em Uberlândia, fazer o fluxo de caixa e buscar mais conhecimento contribuiu para a perceberem como poderiam economizar sem comprometer a produção. “Estamos mais seguros na tomada de decisão e satisfeitos com a nossa produção. No segundo semestre vamos chegar à nossa meta de 80 kg de queijo por dia”, comemoram.

De acordo com o gerente da regional Uberlândia da Emater-MG, Gilberto de Freitas, a região tem um forte mercado consumidor de queijo e derivados do leite. Portanto, quebrar o paradigma da gestão pode contribuir para que o produtor consiga buscar a diversificação de sua produção com segurança. “O produtor precisa saber quanto custa o seu leite para conseguir reivindicar o preço do produto no mercado”, comenta. Para ele, esse trabalho coletivo realizado na região fortalece a necessidade de estudos socioeconômicos que podem nortear o trabalho da extensão, pesquisa e o dia a dia do produtor.
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=230924

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas