Em fase de implantação, sistema pode triplicar produção #leiteira em RO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Média de produção de uma vaca pode passar de 4,5 para 13 litros por dia. Sistema criado pela Embrapa está em fase de implantação no estado.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia apresentou aos produtores de leite de Rondônia um sistema de produção desenvolvido especialmente para as condições do estado. São procedimentos que visam aumentar a produtividade e o lucro. Por meio do sistema, cada vaca leiteira produz, em média, 13 litros de leite por dia, número bem acima da média estadual que é de 4,5 por dia, e da nacional, 5,8 litros, segundo o órgão.
Na embrapa, a vaca conhecida como batata supera essa média. Durante o ciclo de produção, que é de 300 dias, ela chega a produzir 24 litros de leite diariamente, quase o dobro dos outros animais. “Nós temos trabalhos que vão desde a área de pastagem, parte de sanidade animal, melhoramento genético, reprodução. Então tudo isso a gente compila em um manual de como produzir e ao que o produtor deve se atentar num ciclo de produção», explica Rhuan Amorim de Lima, veterinário na Embrapa.

Uma das maiores preocupações dos pesquisadores é em relação ao período de seca na região, que vai do mês de junho até início de outubro. Nessa época o pasto seca e não tem valor nutritivo para o animal. Dentre diversas formas de complementar a pastagem, uma das recomendações da Embrapa é que o produtor plante cana de açúcar durante o período de chuva, o que ajuda a manter a produção de leite. «Ela é muito rica em açucar e vai estar no auge do seu valor nutritivo justamente no período em que o produtor mais precisa, que é no auge da seca», diz Elisa Osmari, zootecnista.
Rondônia tem uma papel de destaque na pecuária nacional. O estado tem um rebanho de aproximadamente 12 milhões de animais, segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), e cerca de 30% se destinam à pecuária leiteira. Assim, o estado é responsável por 63% da produção leiteira da região Norte e está entre os 10 maiores produtores de leite do país.

O sistema de produção de leite é modelo para o estado. Foram mais de 30 anos de pesquisa, para montar e adaptar o sistema, que está em fase de implantação. Procedimentos e técnicas que foram apresentados à produtores de duas regiões em potencial: os distritos de União Bandeirantes e Rio Pardo, que ficam ao Norte de Rondônia e juntas produzem 15% do leite do estado. «É um sistema que está em constante evolução em termos de alimentação, manejo e reprodução», finaliza o engenheiro agrônomo d aEmbrapa, Paulo Moreira.
José dos Anjos é produtor de leite no distrito de Rio Pardo, há 4 anos, e já adaptou algumas técnicas na propriedade. O resultado percebido na propriedade do vizinho motivou José buscar novas tecnicas. «A produção dele vem só melhorando. Antes era de 5 e agora é de 7 [litros] a média. A gente acredita mais, procura trabalhar e vai buscando as melhorias», diz o produtor.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/06/em-fase-de-implantacao-sistema-pode-triplicar-producao-leiteira-em-ro.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas