Duas queijarias da região fazem parte do Caminho do Queijo Artesanal

Pequenos produtores de São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e outros oito municípios se uniram para mostrar que no estado de São Paulo tem queijo de qualidade.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nestes locais é possível encontrar cerca de 100 tipos de queijos artesanais de leite de vaca, búfula, cabra e até ovelha, e outros produtos derivados como doce de leite e manteiga. O objetivo do grupo é fortalecer os negócios por meio do turismo gastronômico.

Degustação em queijaria de São José do Rio Pardo que foi uma das criadoras do Caminho do Queijo Artesanal Paulista — Foto: Reprodução EPTVDegustação em queijaria de São José do Rio Pardo que foi uma das criadoras do Caminho do Queijo Artesanal Paulista — Foto: Reprodução EPTV

Degustação em queijaria de São José do Rio Pardo que foi uma das criadoras do Caminho do Queijo Artesanal Paulista — Foto: Reprodução EPTV

Produtora de queijos há 30 anos, Paula Florence Vergueiro decidiu investir nos queijos artesanais há cinco e é uma das fundadoras do grupo e contou que a iniciativa partiu de quatro mulheres queijeiras que decidiram unir forças.

“Nós estávamos em um evento em São Paulo vendendo queijos, promovendo a nossa produção artesanal e aí montamos um grupo, fizemos muito sucesso, isso cresceu, ampliou e virou o Caminho do Queijo.”

Além das queijarias Leiteria Santa Paula, de São José do Rio Pardo e Montezuma, de São João da Boa Vista, o grupo reúne queijeiros de Joanópolis (Capril do Bosque), Amparo (Fazenda Atalaia), Porongaba (Fazenda Dona Carolina), Itapetininga (Fazenda Santa Luzia), Pardinho (Pardinho Artesanal), Cabreúva (Pé do Morro), Bofete (Queijaria Belafazenda) e Porto Feliz (Rima).

Os locais oferecem degustação de todos os tipos de queijos produzidos e mostram os processos de fabricação. Veja mais informações sobre os locais no site do Caminho do Queijo.

Aprimoramento da produção

Queijarias do Caminho do Queijo produzem queijos de leite de vaca, búfula, cabra e ovelha. — Foto: Reprodução EPTVQueijarias do Caminho do Queijo produzem queijos de leite de vaca, búfula, cabra e ovelha. — Foto: Reprodução EPTV

Queijarias do Caminho do Queijo produzem queijos de leite de vaca, búfula, cabra e ovelha. — Foto: Reprodução EPTV

O grupo também se uniu para melhorar os processos de produção, o controle do leite e a qualidade do produto e realizar eventos para promover o queijo paulista.

Um dos segredos dos queijos destes produtores é a alimentação e o trato dos animais. Em São José do Rio Pardo, as vacas são criadas soltas, alimentadas a pasto, sem aplicação de hormônios e com bezerros ao pé das mães.

Em São João da Boa Vista, onde a especialidade são queijos de leite de búfula, animais vivem soltos e passam por uma ordenha sem estresse. Uma centena de animais comem apenas pasto, milho e soja. Segundo os produtores, o fato de não usarem ração industrializada garante um leite mais saudável e um queijo mais saboroso.

Búfulas de produtor de queijo de São João da Boa Vista vivem soltas. — Foto: Reprodução EPTVBúfulas de produtor de queijo de São João da Boa Vista vivem soltas. — Foto: Reprodução EPTV

Búfulas de produtor de queijo de São João da Boa Vista vivem soltas. — Foto: Reprodução EPTV

Outro diferencial é a maturação. Há casos em que os queijos ficam em cavernas subterrâneas para que fungos naturais possam dar um sabor especial.

“Queijo é um alimento vivo que está em constante transformação, modificando o sabor, a textura, com a maturação você desenvolve sabores diferenciados”, explicou Paula.

Os produtos das queijarias do Caminho do Queijo estão no processo de implantação de um selo de identificação. Todas já têm selos de qualidade das prefeituras.

A qualidade é uma preocupação das queijarias do grupo que, no ano passado, receberam 22 medalhas no 3º Prêmio Queijo Brasil, um dos principais do Brasil.

“Para você fazer parte do caminho do queijo tem que ter um produto diferenciado, para mostrar que São Paulo também faz queijo de muita qualidade com técnicas diferentes de outros estados”, explicou o produtor Fábio Pimentel.

Queijos do Caminho do Queijo — Foto: Reprodução EPTVQueijos do Caminho do Queijo — Foto: Reprodução EPTV

Queijos do Caminho do Queijo — Foto: Reprodução EPTV

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas