Cresce o interesse pela criação de cabras no estado de São Paulo

Histórias como a do pernambucano André Ferreira, que chegou em São Paulo há 25 anos, trabalhou como produtor cultural, ator e administrador de teatro, e que há 12 anos mudou radicalmente, decidiu criar cabras!
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Visitamos propriedades especializadas em genética e na produção de leite

André disse que buscou inspiração em suas raízes, porque nasceu em Sertânia, que é conhecida como capital das cabras.

André comprou o sítio em 2004 e começou com 20 cabras e 1 bode, hoje mantém um plantel com 400 cabeças da raça Anglo Nubiano. O foco da criação dele é o melhoramento genético, ele tem um laboratório na própria fazenda onde é feita a coleta de sêmen e embriões.

Para melhorar o condicionamento físico dos animais, tem até exercícios na piscina e na esteira. A alimentação também é uma preocupação, o criador trouxe de Pernambuco um ingrediente a mais: a palma ou cacto, que é servido aos animais porque contém muita fibra e água.
Um dos destaques do rebanho é a cabra batizada de «Cacimbinha», que foi comprada num leilão, por 20 mil reais.

Em São José do Rio Preto visitamos o produtor rural Sérgio Mahfuz , que também resolveu investir na criação de cabras. Ele conta que na época fez as contas e o preço do leite de cabra dava 8 vezes o preço do litro, do leite de vaca.

Hoje ele mantém um plantel com 400 cabeças das raças Saanen e Alpina. A propriedade dele é referência no país porque ele cuida de toda a cadeia produtiva: produz todo o alimento que as cabras consomem, faz a ordenha que é mecanizada, tem um laticínio para o processamento do leite e ainda vende e entrega os produtos.

São produzidos cerca de 9 mil litros de leite por mês, só em queijos são 20 tipos fabricados, seguindo todos os padrões de higiene e qualidade. A sua criação é moderna! O piso das baias tem tábuas separadas, para que os dejetos sejam escoados para uma parte de baixo, onde é feita a limpeza diária.

O Brasil possui um rebanho caprino em torno de treze milhões de cabeças. 81,8 % estão concentrados no nordeste do país . O estado de São Paulo tem um rebanho ainda pequeno, com cerca de 300 mil animais. Mas, esse número vem crescendo em 2014 o aumento foi de 20% em relação ao ano anterior.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2015/07/cresce-o-interesse-pela-criacao-de-cabras-no-estado-de-sao-paulo.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas