Cooperativas lideram a produção de leite em Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apresentou o real cenário do setor pecuário leiteiro do estado. Segundo o levantamento mais da metade do leite produzido em Mato Grosso, 56,8%, é produzido pelas cooperativas, valor 31,6% superior í s industrias particulares.O Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite foi uma demanda da Famato e teve a parceria do Serviço Nacional e Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo de Mato Grosso (Sescoop-MT).

O objetivo do trabalho é apresentar um panorama geral da pecuária leiteira em Mato Grosso, com informações sobre o volume de produção, perfil dos produtores, indicadores de mercado, dados sobre as indústrias laticinistas, entre outras informações.

As equipes do Imea e da STG consultoria, percorreram os 11 municí­pios que concentram o maior volume de produção de leite, entrevistando 380 produtores, 33 laticí­nios e 10 cooperativas.

Segundo Rui Prado, presidente da Famato, com a publicação dos dados, o próximo passo é unir forças. “Cada uma das entidades envolvidas na cadeia do leite tem importantes atividades, porém dispersas. Agora temos que unir forças para o desenvolvimento do setor. A expectativa é que em 10 anos saltemos do 10º. lugar para o topo do ranking da produção nacional de leite”, afirmou Rui.

O presidente da OCB/Sescoop-MT, Onofre Cezário de Souza Filho, destacou a importí¢ncia da parceria e dos dados apresentados. â€œí‰ necessário que a produção de leite passe de atividade complementar para ser a principal renda das propriedades, mantendo a famí­lia unidade e a qualidade de vida para o produtor”, destacou Onofre.

Destaques do Diagnóstico:

No Ranking da produção de leite por Estado, MT ocupou a 10a. posição, respondendo por 2,3% da produção nacional.

Mato Grosso estado tem 20,9 mil propriedades no setor, que geram em média 92,6 litros de leite por dia;

A média estadual de produção é de 3,1 litros por vaca/dia, enquanto a média nacional é de 3,8 litros por vaca/dia;

Dos produtores entrevistados 82% realizam ordenha manual e apenas 18% usam a ordenha mecí¢nica;

Todas as cooperativas levam algum tipo de benefí­cio indireto aos cooperados, que no preço final do leite ao associado pode chegar í  média de R$ 0,11/litro.

Fonte: Assessoria OCB/Sescoop-MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas