#Cooperativas alcançam 38% da população de Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais de 1,17 milhão de pessoas em Mato Grosso dependem direta ou indiretamente do cooperativismo.Cooperativas alcançam 38% da população de Mato Grosso

Com um crescimento de 12% no número de associados em 2012, as cooperativas mato-grossenses desenvolvem-se a pleno vapor. Nos últimos 12 anos esse crescimento chega a 813%, saindo de 31.196 em 2.000, para 285.122 cooperados em 2012. Além da geração de renda esse crescimento representa um aumento de empregos considerável. Nos últimos 2 anos os postos de trabalho aumentaram 36% nos 12 ramos de cooperativas existentes em MT.
Segundo presidente do Sistema OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho, esses números são resultados de ações estratégicas dentro das cooperativas. “Em 40 anos o Sistema OCB-MT acompanha e desenvolve as cooperativas do estado com foco na governança e na gestão do negócio. Um trabalho em conjunto que se traduz nesses números de maneira natural. A participação do cooperativismo na população mato-grossense cresceu numa ordem de 305% em 12 anos”, destacou Onofre. Em 2.000 a participação da população de forma direta e indireta era de 9,37% e em 2012 esse número chegou a 38%, um í­ndice bem maior que o nacional que é de 15%. No mesmo perí­odo a participação do setor na População Economicamente Ativa (PEA) subiu de 2,95% para 17,5%.
Esses números ultrapassam as fronteiras estaduais, em 2012 o crescimento das exportações foi de 39% em relação í  2011, com destaque para produtos como algodão, soja e milho. Ao todo US$ 325.923 milhões foram exportados no ano passado, número que representa 5,5% das vendas internacionais brasileiras. Segundo o Presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, denota a eficiíªncia e organização das cooperativas do estado. “As cooperativas mato-grossenses subiram para o quinto lugar no ranking nacional dos estados, liderando a produção de algodão, responsável por 57% dos embarques. E tudo isso só foi possí­vel graças a atuação forte do Sistema OCB/MT. A instituição tem investido cada dia mais em organização e gestão, e na qualidade dos serviços prestados. Mato Grosso é um exemplo da grandeza do movimento cooperativista, o que nos faz acreditar que merecemos receber o Príªmio Nobel da Paz. Afinal, esse é o verdadeiro cooperativismo, que trabalha em prol da distribuição das riquezas, da defesa do meio ambiente, do pleno emprego, da inclusão social. Tudo isso baseado na solidariedade e ajuda mútua, um motor para a defesa da paz”, destacou Márcio.

“Seja no campo – com a produção de leite, soja, algodão ou biocombustí­vel, seja na cidade – com o crédito, saúde, transporte e educação, Mato Grosso tem 187 cooperativas gerando renda, 8.481 empregos e fortalecendo as economias locais. Alinhado com todos os princí­pio e valores do cooperativismo, com associados que participam, decidem e distribuem renda conforme sua produção, num modelo de negócio cooperativo, moderno, sólido e transparente”, destaca Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB-MT. Esses números são acompanhados de perto pelo Sistema OCB-MT, que neste dia 16 de março, completa 40 anos e representa institucionalmente as cooperativas no estado e é responsável pela formação e qualificação dos profissionais do setor via suas – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso – OCB/MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – SESCOOP/MT.
http://www.mtagora.com.br/noticia/8079/estado/cooperativas-alcancam-38-da-populacao-de-mato-grosso.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas