#Convíªnio fortalece cadeia produtiva do leite de Alagoas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados de Alagoas é o objetivo do novo convíªnio firmado entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econí´mico (Seplande), o Sebrae/AL e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). O contrato foi assinado nesta quarta-feira (05), durante reunião na Seplande.

“Através dessa parceria, os esforços serão concentrados para criar um ambiente favorável ao estabelecimento de acordos de cooperação técnica e comercial entre instituições públicas e privadas, com íªnfase no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite”, garantiu o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econí´mico, Luiz Otavio Gomes.

A criação do convíªnio justifica-se pelos dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), com relação í  pecuária leiteira. Segundo o Instituto, o Estado de Alagoas produz mais de 650 mil litros diários de leite e é o 6º maior produtor do Nordeste e o 18º do Brasil.

Durante os 14 meses de execução desse convíªnio, totalizado em R$ 600 mil, espera-se melhorar ainda mais esses números, visto que a produção do leite em Alagoas é uma das principais fontes de renda da população rural do Estado e a alta produção reflete de maneira positiva na economia de todos os municí­pios alagoanos.

“A primeira etapa será a produção do leite, focando em genética, alimentação, controle de qualidade e capacitação para boas práticas. Já no segundo momento trabalharemos na transformação do leite, que é a capacitação tecnológica das instituições de ensino alagoanas e na atração de empresas do setor”, explicou Luiz Otavio Gomes.

O superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, afirma que o convíªnio beneficiará, principalmente, os pequenos produtores de leite e laticí­nios de pequeno porte, visto que estas são as duas categorias mais numerosas e responsáveis pelo maior volume de leite produzido e processo no Estado de Alagoas.

“A captação e o beneficiamento do leite em Alagoas se dão, em sua maioria, através de laticí­nios de pequenos portes, que disputam o mercado local com produtos similares de baixo valor agregado. Com esse convíªnio, vamos viabilizar ações para que esses laticí­nios se caracterizem pela inovação, produção de derivados do leite de alto valor agregado e elevado grau de competitividade”, garantiu.
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/12/05/convenio-fortalece-cadeia-produtiva-do-leite-de-alagoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas