#Consumo de leite cru no Rio Grande do Sul é o mais baixo do Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Consumo de leite cru no Rio Grande do Sul é o mais baixo do Brasil

Rio Grande do Sul possui a menor taxa de consumo de leite cru no Brasil
Estado lidera ranking nacional com 18% de leite não inspecionado oficialmente, í  frente de Piauí­ (89%), Maranhão (83,7%) e Minas Gerais (36,8%).

Rio Grande do Sul possui a menor taxa de consumo de leite cru no Brasil. í‰ o que mostra um levantamento feito recentemente pela Leite Brasil, associação que representa os produtores nacionais, com base na Pesquisa da Pecuária Municipal para o ano de 2011, divulga pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatí­stica).

O Estado gaúcho lidera o ranking nacional, com apenas 18% do leite consumido não inspecionado oficialmente. Em Minas Gerais, importante Estado produtor, 36,8% do leite é informal. Os í­ndices mais altos foram registrados em Piauí­ e Maranhão, com 89% e 83,7%, respectivamente.

Para Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, o baixo consumo de leite cru na região é questão de hábito tanto do produtor, que entrega leite de qualidade, quanto do consumidor, que quer ter í  mesa um produto seguro e com qualidade nutricional. “O produtor gaúcho tem um bom histórico na entrega do leite í  indústria e recebe assistíªncia para isso. Não vemos em cidades do interior, por exemplo, a prática de entrega de leite cru em residíªncias, como em outros locais. Acredito que boa parte do consumo de leite não inspecionado na região se díª, inclusive, em propriedades rurais, incluindo o consumo por animais jovens”, afirma.

Estima-se que hoje, no Brasil, o consumo de leite cru represente cerca de 32% do total produzido no Paí­s. Este cenário não deixa de ser ameaçador, uma vez que o leite, quando não tratado termicamente por meio dos processos legais e adequados, se torna um potencial transmissor de doenças por meio de bactérias como a Salmonella, E. Coli, e a Listeria.

Elaboração IBGE /Leite Brasil

Sobre a Leite Brasil
A Associação Brasileira dos Produtores de Leite – Leite Brasil – é uma entidade de classe de representação nacional dos produtores de leite, fundada em 1997, em São Paulo. Tem como objetivo defender institucionalmente os produtores nas esferas pública e privada, nacional e internacional, mediando conflitos e estabelecendo diretrizes que valorizem a atividade e o produto. As tríªs principais bandeiras da organização são a defesa da renda do produtor de leite, a extinção do leite informal e a modernização das normas de produção.

via Leandro Ricci Machado | CDN

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas