Congresso debate cenário para o leite no País

Após dobrar a produção na última década, Rio Grande do Sul busca aprimoramento para alcançar novos mercados
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após dobrar a produção na última década, Rio Grande do Sul busca aprimoramento para alcançar novos mercados

Segundo maior produtor do leite no País, o Rio Grande do Sul sedia, pela primeira vez, o Congresso Internacional do Leite, promovido pela Embrapa Gado Leite em parceria com o Instituto Gaúcho do Leite (IGL). A abertura oficial do evento, que está na 13ª edição, ocorre na quarta-feira (29), às 9h30min, no Centro de Convenção da Fiergs, mas no dia 30, ao longo de todo o dia, a programação paralela já antecipa debates importantes para o setor, como tecnologia, sustentabilidade e gestão.

Receber a programação do congresso, que é itinerante, tem um significado especial para o setor lácteo gaúcho, explica o presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), Ernesto Krug. «É o segundo grande evento importante para a cadeia leiteira que recebemos no Estado», comenta. O primeiro foi o Congresso Panamericano do Leite, realizado em 2006, também na Fiergs. «Depois daquela ocasião, houve um crescimento muito acelerado da atividade no Estado.»

Até 2006, o Rio Grande do Sul era o terceiro maior produtor de leite do País, perdendo por pouca diferença para o Paraná. Naquele ano, os dois estados apresentavam volumes produtivos muito próximos: segundo dados do IBGE, o Paraná fechou aquele ano com a produção de 2,7 bilhões de litros, enquanto no Rio Grande do Sul a produção alcançou 2,63 bilhões de litros. A virada veio em 2007, quando a geração gaúcha passou para 2,94 bilhões de litros de leite e se tornou o segundo maior produtor em volume do País (em 2007, o Paraná manteve o mesmo desempenho do ano anterior).

De lá para cá, o crescimento do setor leiteiro gaúcho não parou mais. Entre 2004 e 2014, a produção passou de 2,39 bilhões de litros de leite por ano para 4,8 bilhões – aumento superior a 100%. Krug credita a taxa de crescimento aos debates do setor, como o promovido pelo Congresso Panamericano. «Existe um antes e depois de um evento como esse», classifica Krug. «Estamos trazendo 23 palestras, com os temas mais atuais e preocupantes do segmento.» Além da programação, o evento apresentará 164 trabalhos técnicos inéditos selecionados pela Comissão Científica do Congresso. Entre os principais assuntos a serem tratados nos próximos dias estão inovação, sustentabilidade, políticas públicas, gestão e sucessão da propriedade, assistência técnica e extensão rural, e governança.

A conquista de novos mercados para exportação do leite, no entanto, deve ser um dos temas centrais, permeando os demais. A questão vem ganhando cada vez mais projeção, e a perspectiva será debatida na primeira palestra realizada após a abertura oficial do evento. «Traremos uma visão de mundo e o contraponto brasileiro», detalha Krug, que defende maior qualificação do setor para a conquista do mercado internacional.

Passados dois anos da primeira operação leite compensado e um ano da criação do IGL, o presidente da entidade, Gilberto Piccinini, demonstra que hoje há um maior alinhamento entre os inúmeros atores que compõem o segmento lácteo no Estado. O foco das entidades que representam o setor é a ampliação do mercado, interno e externo. Para tanto, é preciso fortalecer parâmetros de qualidade, padronização de processos no campo e nas fábricas e desenvolver produtos competitivos.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=203431

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas