#Conferíªncia Regional discute cadeia produtiva do leite em Ouro Preto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um dos temas abordados foi a Lei que obriga os laticí­nios a informarem antecipadamente ao produtor o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do míªs anterior í  entrega

A adoção de medidas urgentes de estí­mulo í  cadeia produtiva do leite de Rondí´nia e de apoio ao pequeno produtor de leite do Estado foi amplamente discutida na última sexta, durante a Conferíªncia Regional do Leite, em Ouro Preto do Oeste. O encontro regional é preparatório para a conferíªncia de í¢mbito nacional, que será realizada em Brasí­lia (DF).

O evento foi realizado pela subcomissão permanente do leite da Cí¢mara dos Deputados, no auditório do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), com a participação de centenas de produtores rurais, de lideranças cooperativistas e de empresários do setor de laticí­nios do Estado.

Preços

Um dos temas abordados durante o evento foi a publicação, esta semana, da Lei 12.669, que obriga os laticí­nios a informarem antecipadamente ao produtor de leite o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do míªs anterior í  entrega, sob pena do laticí­nio ter que pagar ao produtor o maior valor praticado pelo mercado.

O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado foi o relator do projeto que beneficia os produtores de leite de todo o paí­s. Para Gurgacz, “a medida será importante para melhorar a remuneração do pequeno produtor familiar”.

O encontro teve as presenças do presidente da subcomissão permanente do leite, deputado federal Domingos Sávio; dos membros da subcomissão e deputados federais rondonienses Carlos Magno, Moreira Mendes e Marcos Rogério; do deputado federal Alceu Moreira, do Rio Grande do Sul; do secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus; do secretário-executivo da Emater, Elisafan Sales, e do presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticí­nios, Paulo Bernardes.

Calcário

O secretário de Desenvolvimento Econí´mico e Social (SEDES), Edson Vicente, representou o governador Confúcio Moura no evento. Ele destacou os investimentos do Governo do Estado na construção de duas usinas de calcário em Rondí´nia.

“O calcário é um insumo fundamental para a melhoria das pastagens e, por consequíªncia, para o aumento da produção de leite dentro do Estado”, destacou Edson Vicente. “Temos uma demanda de 800 mil toneladas de calcário por ano e que poderá ser totalmente suprida com a construção das novas usinas”, explicou o secretário.

Edson Vicente confirmou que a primeira usina será construí­da em Espigão do Oeste. “A terraplenagem já está pronta e a licitação dos últimos equipamentos foi concluí­da esta semana, com isso acredito que as obras dessa usina poderão ser iniciadas num prazo de 60 a 90 dias”. Ainda de acordo com o secretário, uma segunda usina deverá ser licitada ainda este ano.

Rondí´nia

A atual produtividade do leite em Rondí´nia ainda é considerada muito baixa, entre 3 a 4 litros por dia, quando a média nacional está acima dos 12 litros. O Estado produz cerca de 2,5 milhões de litros por dia.
Fonte: Decom

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas