Codevasf discute aumento da produção de #leite de cabra no Piauí

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Entre os assuntos discutidos foi abordada a possibilidade do aumento da produção de leite de cabra e derivados no Piauí

O fomento à ovinocaprinocultura no Piauí foi tema de encontro entre representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), produtores da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do município de Esperantina – AOVICAPRE / COCAIS e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento da atividade na região.

 

 

Entre os assuntos discutidos foi abordada a possibilidade do aumento da produção de leite de cabra e derivados no Piauí, devido ao grande potencial produtivo e à rentabilidade do produto, a implantação de Unidades de Transferência Tecnológica com produção e disponibilização de reprodutores e matrizes de genética superior de caprinos e a concretização dos campos irrigados para o aumento da produção de palma e mandioca visando à posterior criação de banco de forragens para os rebanhos dos produtores.

 

A Codevasf é a responsável pela inserção dos campos irrigados de palma e mandioca na região. O projeto está em fase inicial de implantação, onde estão sendo realizados estudos para verificar quais são as melhores regiões para se inserir os campos de produção das respectivas culturas.

 

A produção de palma e mandioca, por meio dos campos irrigados, visa o abastecimento próprio e, principalmente, a propagação das sementes para que outros produtores de diferentes regiões do Estado possam cultivar as espécies, produzindo alimentação adequada para os seus rebanhos, é o que explica o gerente Regional de Revitalização da Bacia Hidrográfica da Codevasf no Piauí, Ocelo Rocha.

 

“A finalidade principal desses campos irrigados não é a produção para abastecimento próprio, mas sim a ideia de difusão tecnológica por meio de um banco de produção de palma e mandioca para fornecimento a outros produtores, possibilitando assim, que outras famílias de agricultores também explorem essas culturas e abasteçam seus rebanhos em especial nas épocas de estiagem”, acrescentou Ocelo.

 

De acordo com o diretor Administrativo da AOVICAPRE / COCAIS, Paulo Brasil, os investimentos da Codevasf em todas as fases de produção têm sido de grande relevância para o aumento dos resultados, especialmente com o incentivo da implantação dos campos irrigados, visando o cultivo das culturas adequadas para produção de alimentos para os animais. “Com essa proposta da Codevasf de implantar bancos de alimentos por meio da produção de palma e mandioca nos campos irrigados, nós vamos conseguir uma segurança alimentar e consequentemente aumentar o rebanho da cabra leiteira”, completou.

 

Da Redação

redacao@cidadeverde.com

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas