Clima também possibilita maior oferta de forragem
As chuvas e temperaturas da última semana no Rio Grande do Sul favoreceram o crescimento e o manejo das pastagens. Como conseqí¼íªncia, cresce a produção de leite na maioria das bacias leiteiras do Estado. Além das pastagens, os produtores estão utilizando silagem, feno e grãos, farelos e ração na alimentação dos animais.
Na região de Bagé e Fronteira Oeste do Estado, as condições climáticas favoráveis também estão possibilitando maior oferta de forragens de alta qualidade para os animais leiteiros, este quadro já está proporcionado elevação na produção de leite na maioria dos municípios.
Produtores que fizeram silagem continuam fornecendo aos animais, para baixar o custo com compra de ração. A EMATER/RS-ASCAR tem recomendado aos produtores utilizar de modo mais racional as pastagens cultivadas de inverno de preferíªncia com a utilização de sistema de pastoreio rotativo.
Em algumas regiões, o estado ruim das estradas nesta época do ano dificulta o deslocamento dos caminhões para a coleta do leite nas propriedades, reduzindo sua qualidade.
Em relação í comercialização, no período, os preços por litro de leite recebido pelos agricultores da região de Erechim variaram entre R$0,65 e R$0,98/litro, dependendo da quantidade e qualidade do produto recebido pelas empresas.
Com informações da Agíªncia Safra
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI340280-18530,00-CHUVAS+E+TEMPERATURAS+AUMENTAM+PRODUCAO+DE+LEITE+NO+RS.html