# Ceará é reconhecido como Zona Livre de Aftosa com vacinação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Reunidos em Fortaleza, produtores rurais, agricultores familiares, lideranças polí­ticas e autoridades do Estado acompanharam o anúncio oficial do Ceará como zona livre de febre aftosa com vacinação. O reconhecimento veio após intensivas campanhas de vacinação, que resultaram em altos í­ndices de vacinação conforme requerido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (03), durante a abertura do XVII PEC Nordeste, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). “Esse é um momento que vai ficar na história dos pecuaristas do Ceará. O mérito é deles. Lutamos muito para que esse dia chegasse”, comemorou o governador Cid Gomes.

Em 2012, o Ceará bateu todos os recordes e vacinou 93,99% do rebanho. Na primeira etapa deste ano, um novo recorde foi quebrado e 94,62% dos animais foram imunizados. Outros fatores também foram essenciais para essa conquista. O Governo do Estado investiu na reestruturação da Agíªncia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Foram criados 20 novos escritórios (passando de 20 para 40) e seis escritórios regionais da Adagri, órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado. De acordo com o senador Euní­cio Oliveira, a agropecuária é um setor crucial no desenvolvimento do Ceará e do Nordeste. «Tem sido um trabalho incessante do governo do Estado no setor agropecuário, tanto agricultura familiar quanto agronegócio”. O Ceará, segundo o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antí´nio Andrade, é o estado mais organizado em relação ao semiárido. A presidenta Dilma Rousseff tem demonstrado muito dedicação ao Nordeste e suas adversidades. E o Ceará, além do próprio dever de casa, pode auxiliar outros estados no paí­s”, afirmou.

O Governo também autorizou a contratação de 40 veterinários, 21 agrí´nomos e 79 agentes agropecuários. Um convíªnio com o MAPA possibilitou a compra de novos veí­culos e equipamentos para as unidades na capital e no interior. O maior desafio agora, concluiu o Governador, é avançar no modo de produção rural. “Estamos empregando métodos que podem dobrar a produção de leite no Estado nos próximos 5 anos. 7% do nosso PIB advém do meio rural, seja agricultura ou pecuária. Por isso nossa dedicação tem que ser intensa”.

O status de zona livre com vacinação abre as portas do mercado para os produtos locais e possibilita um incentivo a industrialização do Estado. Mas segundo o secretário Nelson Martins, “mesmo com a nova certificação os produtores continuam obrigados a vacinar os animais duas vezes por ano, para que o Brasil caminhe para o reconhecimento internacional”.

Além do Ceará, o reconhecimento nacional chega a mais sete estados: Piauí­, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraí­ba, além do Estado do Pará, na Região Norte do Paí­s.

Estiveram presentes na solenidade o secretário da Pesca, Ricardo Campos; o presidente da Adagri, Francisco Augusto de Souza Júnior; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio de Saboya; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e demais autoridades.

http://www.ceara.gov.br/index.php/component/content/article/8955/8955

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas