Brasil suspende a importação de leite do Uruguai por tempo indeterminado

Segundo anúncio feito pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi na terça-feira (10/10), o governo brasileiro vai suspender por tempo indeterminado a licença de importação de leite no Uruguai
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo anúncio feito pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi na terça-feira (10/10), o governo brasileiro vai suspender por tempo indeterminado a licença de importação de leite no Uruguai. A alegação é devida a suspeitas que o alimento não seja totalmente produzido nesse País.
O governo brasileiro pretende descobrir se o Uruguai importa o leite da Argentina e reexporte o produto para o Brasil, com custos ainda competitivos com o produzido aqui. Uma investigação da Receita Federal não conseguiu comprovar a triangulação, o que levou à suspensão das importações para uma avaliação mais apurada. Com o efeito da decisão, guias de importação serão suspensas e fica proibida a entrada do produto de origem uruguaia no mercado brasileiro. Ao comunicar a decisão, Maggi reforçou e garantiu, que serão feitos todos os comunicados necessários ao governo uruguaio. Falando ao lado do ministro, o deputado Nilson Leitão classificou a decisão como corajosa e necessária.
Maggi ressaltou que  o crescimento do volume de leite importado do país vizinho tornou a situação do produtor brasileiro “quase insuportável”. Após a medida, o governo brasileiro irá enviar uma missão ao Uruguai para cruzar o volume produzido localmente com o consumo interno e as exportações para o Brasil e outros países. Ele ainda lembrou que o comércio bilateral envolve outros produtos, mas disse que a suspensão das licenças de importação visa estimular o mercado interno, incentivando a melhorar e mostrar a que veio, para ver se, realmente, o mercado interno tem condições de suprir essa necessidade, disse o parlamentar.
A decisão do governo vai ao encontro das reivindicações de laticínios dos principais Estados produtores, que vêm manifestando preocupações com a entrada de leite uruguaio. A indústria brasileira defendia o estabelecimento de cotas de importação do produto do país vizinho. A alegação é de que o leite uruguaio entra no mercado brasileiro a preços mais baixos que o produto interno. Com isso, acaba pressionando a cotação praticada no mercado local mesmo quando chega em menores quantidades, o que tem acontecido neste ano em relação a 2016.
Utilizando fontes como o Banco Mundial e o próprio MDIC, o ofício apontou que em 2016 o Uruguai produziu 1,775 bilhão de litros de leite, sendo 791 milhões de litros para o mercado interno. Sobrariam ao país 984 milhões de litros para exportação. No ano passado, o MDIC registrou a entrada de 1,036 bilhão de litros de produtos lácteos vindos do Uruguai, entre queijo, leite em pó, manteiga, butter oil e leite UHT, 52,7 milhões de litros a mais do que o produzido por aquele país.
Aguardaremos então o desfecho da investigações e com certeza um melhora considerável aos preços pagos ao produtor brasileiro.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas