#Batavo e Castrolanda lançam pedra fundamental de indústria conjunta em SP

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na segunda-feira, 25/02, acontece no interior de São Paulo, municí­pio de Itapetininga, o lançamento da pedra fundamental da unidade de beneficiamento de leite das cooperativas paranaenses Batavo e Castrolanda, que lá será construí­da. A solenidade, agendada para acontecer as 14 horas, contará com a presença do governador do Estado, Geraldo Alkmin, do prefeito de Itapetininga, Luis di Fiori, secretários, vereadores e demais autoridades locais e regionais, além dos diretores das Cooperativas Batavo e Castrolanda. Trata-se do primeiro projeto industrial ente duas cooperativas paranaenses fora do Paraná. A nova planta industrial contará com uma área construí­da de 37 mil metros quadrados, num investimento de mais de R$ 120 milhões, com 60% de participação da Castrolanda e 40% da Batavo.

De acordo com o superintendente de operações lácteas do negócio, Edmilton Aguiar Lemos, Itapetininga foi escolhida pela sua localização estratégica, próxima ao maior centro consumidor do paí­s. O empreendimento será composto de tríªs fases. Na primeira, a nova indústria terá capacidade de beneficiar um milhão de litros por dia. Para as fases seguintes, avalia-se investir em sucos, iogurtes, produtos í  base de soja e outros refrigerados, chegando a capacidade máxima de dois milhões de litros de leite por dia. Além de industrializar a produção dos associados das duas cooperativas, o planejamento é receber de terceiros e produzir para os mesmos, além de estimular a cadeia produtiva na região.

As cooperativas Batavo e Castrolanda iniciaram a parceria intercooperativas em 2011, quando foi inaugurada a indústria de leite da Batavo em Ponta Grossa, no Paraná, com a marca Frí­sia. Desde então, as duas indústrias de leite, Frí­sia e UBL Castrolanda, passaram a atuar juntas no mercado de lácteos, com força estratégica para adaptar-se não somente í s novas exigíªncias dos consumidores e necessidades especí­ficas nutricionais do produto, mas também aos aspectos relacionados í  conveniíªncia. Atualmente, as duas unidades de leite possuem capacidade total de beneficiamento de dois milhões de litros de leite ao dia, nas duas plantas localizadas em Ponta Grossa e Castro. Com tecnologia similar para os processos produtivos, as unidades produzem leites UHT, Creme de leite UHT, Leite concentrado, Leite condensado e Bebidas lácteas. O faturamento anual do negócio leite atingiu cerca de 700 milhões de reais em 2012.

Fonte: Assessoria de Imprensa Batavo
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=20394

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas