# Bahia adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção na categoria Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Agíªncia de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado í  Secretaria da Agricultura, aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) na categoria Leite. Com isso, os produtos lácteos baianos ganham espaço em todo o mercado nacional. Dos 242 estabelecimentos do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), 161 estão inseridos na categoria. A inclusão ocorreu após a realização de auditoria do Ministério da Agricultura (Mapa) no final do míªs de junho, permitindo que 67% dos estabelecimentos com SIE possam comercializar seus produtos desde que atendam aos requisitos e critérios necessários í  adesão.

“A Bahia está entre os tríªs primeiros estados do Paí­s a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e vai continuar avançando neste processo”, salienta o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrí´nomo Eduardo Salles. “Nossa contribuição nesse sentido é oferecer as ferramentas necessárias ao desenvolvimento da cadeia produtiva da carne e do leite, apresentando a qualidade dos produtos baianos que já possuem condições de competitividade em todo o Brasil”, enfatizou o secretário, lembrando que o Estado já tem adesão ao Sisbi nos segmentos carne e pescado desde março de 2010, pela Portaria 101 do Mapa.

No total, a Bahia já possui estabelecimentos com Sisbi nas categorias carne e pescado. “Agora vamos dar seguimento í s auditorias e procedimentos para incluir indústrias baianas de leite, principalmente estabelecimentos caracterizados pela agricultura familiar”, destaca o diretor-geral da Adab, Paulo Emí­lio Torres, informando que outras tríªs indústrias já formalizaram o pleito de adesão e deverão ser incluí­das no Sisbi até o final deste ano. Em sua avaliação, a implantação do Sisbi traz muitos benefí­cios além da possibilidade de ampliação do mercado. “O municí­pio gera mais emprego e renda e o consumidor tem um alimento de qualidade e mais seguro í  mesa”, diz Torres.

Integram o sistema os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. “Esse sistema permite aos serviços de Inspeção Estadual e Municipal a equivalíªncia com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), ampliando o comércio interestadual de produtos baianos de origem animal nas diversas escalas de produção em todo o Brasil”, explica o diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas.

Para garantir o ingresso no Sisbi, as indústrias passam por auditorias que avaliam procedimentos de serviço, documentos e planilhas. Também são realizados treinamentos com o quadro funcional, bem como cursos em parceria com o Ministério da Agricultura com o propósito de harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção.

Segundo Bouzas, a Adab tem recebido solicitações de indústrias baianas para ingressar neste sistema. “Isso demonstra o entendimento de toda a cadeia produtiva em trazer benefí­cios ao setor, em oferecer um produto de qualidade í  população, buscando novos mercados e colocando a Bahia em condições de competitividade em todas as Unidades da Federação”.
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=121753

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas