Bacia leiteira pernambucana é tema de evento

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um mercado que movimenta mais de R$ 80 milhões por míªs só com o consumo de leite, cuja produção chega a 2 milhões de litros mensais no estado. Estes são alguns dos dados que serão apresentados hoje (18) e amanhã (19) em Garanhuns, que sedia a primeira edição do AgriAgreste – evento que vai movimentar a principal cidade da bacia leiteira pernambucana. O encontro será realizado no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

Realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e Sindicato Rural de Garanhuns, com apoio do Sebrae e Senar, a iniciativa tem como objetivo analisar a importí¢ncia dessa cadeia para o agronegócio local. Turismo Rural e questões ambientais, focando o Código Florestal e o produtor rural, também serão abordados nas conferíªncias.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), os maiores produtores de leite de Pernambuco são os municí­pios de Buí­que, Itaí­ba e Pedra. Ainda no quesito leiteiro, segundo a organização da AgriAgreste, a produção da região responde por cerca de 75% de todo o leite beneficiado no estado.

Dados da Agíªncia de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) apontam que o estado possui 97 estabelecimentos com inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) implantados e 13 agroindústrias cadastradas no SIF (Serviço de Inspeção Federal), ligado ao Ministério da Agricultura.

Confira a programação:

Quarta-feira (18)

9h – Abertura;

10h í s 12h – Meio Ambiente (Código Florestal e o produtor rural)
Palestrante: Nelson Ananias, assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente da CNA

12h í s 14h – Almoço

14h í s 15h30 – Pecuária de Leite (Comercialização do leite: uma visão do que acontece no Brasil). Palestrante: Rodrigo Alvim, presidente da Comissão Nacional do Leite da CNA

15h30 í s 16h – Coffee break

16h í s 17h30 – Turismo Rural (Uma visão do turismo rural). Palestrante: João Paulo da Silva, consultor do Ministério do Turismo

Quinta-feira (19)

8h30 í s 10h – Pecuária de Leite (O que o produtor pode fazer pela qualidade do leite?). Palestrante: Alessandro de Sá Guimarães, pesquisador da Embrapa

10h í s 10h30 – Coffee break

10h30 í s 12h – Pecuária de Leite (Gestão em fazenda de gado leiteiro). Palestrante: Matheus Ferreira, consultor empresarial

12h í s 14h – Almoço

14h í s 15h30 – Pecuária de Leite (Custos de produção: uma análise). Palestrante: Lorildo Aldo Stock, analista da Embrapa.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas