#Assentados criam cooperativa e aumentam produção em Itapeva, SP

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

São seis agrovilas que trabalham no sistema da agricultura familiar. Agricultores produzem hortifrútis, leite e grãos que abastecem a região.

Trabalhadores rurais que moram em assentamentos na região de Itapeva (SP) comemoram o crescimento na produção. O aumento ocorreu após a iniciativa deles em se agregarem e montarem uma cooperativa, a Cooperativa dos Assentados de Reforma Agrária e Pequenos Produtores da Região de Itapeva (Cooapri).
O grupo já existe desde 2007, mas a cada ano os agricultores conseguem aumentar a diversificação de produtos e se fortalecem economicamente. Eles trabalham com hortifrútis, grãos e laticí­nios.
O pecuarista Arno Hanh, de Itapeva, que é um dos 80 cooperados em um laticí­nio, conta que consegue entregar até 180 litros de leite por dia na empresa coordenada pela cooperativa. Ao todo, a indústria chega a receber 1,4 mil de leite diariamente. Hanh, que também produz grãos, afirma que com a venda direta, aumentou a renda e consegue garantir o sustento da famí­lia. “Tudo o que tenho hoje, o que não é grande coisa, mas dá para ser virar bem, consegui com esse trabalho de cooperativa, da produção de leite e de grãos”, afirma.
No laticí­nio, o trabalho não para. Depois que o leite chega ele é pasteurizado e dele são feitos sete produtos como bebidas e queijos.
Somando as seis agrovilas que compõem a cooperativa, são 370 assentados. Em uma delas, a Agrovila III, que fica em Itaberá (SP), no limite com Itapeva, a horta comunitária garante produção e renda para 30 famí­lias que fazem o cultivo.
Dos 5,5 mil hectares pertencentes ao assentamento, 2 mil hectares são dedicados ao hortifrúti. Entre os produtos produzidos estão beterrabas, alfaces, cenouras entre outros produtos. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a cooperativa consegue fornecer alimentos para 18 prefeituras do interior do estado. Com isso, os agricultores tíªm garantia de que a produção terá saí­da, e consequentemente, retorno financeiro.
A agrí´noma Ana Terra Reis representa a Cooapri. Ela é responsável pela negociação de vendas, além de pesquisar e verificar em quais programas do governo cada grupo se encaixa. Ela prepara a documentação e ainda negocia com a iniciativa privada a venda dos produtos do laticí­nio, a venda do arroz, do feijão e das hortaliças. Ela explica que a organização e planejamento foram fundamentais para a melhor da produção. “Montamos tríªs linhas de produção que são hortifrúti, leite e grãos. A gente tem feito esse trabalho de pensar como potencializar a diversificação da produção no campo, então, para cada uma das linhas de produção a gente definiu estratégias que seriam importantes para as famí­lias”, comenta.
A trabalhadora rural Neuzeli Aparecida Ramos afirma que com o grupo, houve melhora na distribuição das vendas o que ajudou a famí­lia a se manter e prosperar. “Hoje eu consigo fazer com que meus filhos estudem, enquanto eu não tive essa oportunidade. Hoje um filho está fazendo agronomia e o outro já fez curso no Paraguai. Pretendo fazer também com que os outros estudem”, diz.
Já a agricultora Patrí­cia Garcia dos Santos conta que conquistou o sonho de ter uma moradia. “Consegui construir a minha casa”, comenta.
Como os legumes e verduras, são produzidos no sistema de agricultura familiar, em hortas comunitárias, os produtores afirmam que os alimentos são mais saudáveis, pois não recebem agrotóxicos. A qualidade aos consumidores também é garantida porque todos os produtos são colhidos no mesmo dia em que são levados aos destinos.
Uma das unidades abastecidas pelo o que é produzido pelo assentados é a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Itapeva, parceiras dos cooperados. Os produtos comprados são entregues, por exemplo, no asilo da cidade. A qualidade agrada quem os consume. A presidente do abrigo para idosos, Maria do Carmo Rosa, ressalta a importí¢ncia do cultivo sem pesticidas. “São produtos bem selecionados e produzidos sem agrotóxico. Isso é importante”, diz.

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/03/assentados-criam-cooperativa-e-aumentam-producao-em-itapeva-sp.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas