#As lições da Nova Zelí¢ndia na produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Maior exportador de produtos lácteos do mundo, paí­s investe em pesquisa e gestão

Ao nascer, a vaca leiteira traz nos genes a garantia de que produzirá em alta qualidade. Para facilitar o manejo, uma só pessoa é capaz de ordenhar até 400 animais por hora. Do leite produzido, 95% é processado para exportação, com preço atraente. í‰ esse o retrato que se faz da Nova Zelí¢ndia quando o tema é a produção láctea.

Ao unir genética, tecnologia e planejamento, o paí­s criou um sistema eficiente, que permite gastar pouco e lucrar muito. E a fórmula do sucesso não é secreta. O maior exportador de produtos lácteos do mundo quer compartilhar as lições, inclusive com o Rio Grande do Sul, í s voltas com um dos maiores escí¢ndalos de fraude no setor.

No paí­s de 4,5 milhões de habitantes, o agronegócio é a espinha dorsal da economia. No caso do leite, o sistema produtivo tem o cooperativismo como raiz. Com pecuária baseada em pastagem e propriedades de pequeno e médio portes, o lema é transformar alimento em lucro. O primeiro passo foi padronizar e ordenar a produção. Lá, os animais pastam o ano inteiro, graças ao planejamento de intensidade de lotação e rotação — associado a programas de renovação de pastagens. Os produtores são constantemente capacitados em gestão técnica (para produzir mais) e estratégica (para aproveitar oportunidades de mercado).

A pesquisa também é permanente, e vai desde a criação de cultivares de pastagem mais resistentes até o melhoramento genético. O perfil buscado é de animais menores (com mais facilidade de locomção) e mais longevos, com boas pernas e pés, além de úberes médios e fortes. O leite, com alto percentual de sólidos (proteí­na e gordura), é mais valorizado. Os estudos incluem a identificação de vacas com maior potencial produtivo até a formatação do rebanho ideal. Graças a isso, o paí­s dispõe de vacas mais saudáveis e férteis, e que, por consequíªncia, produzem mais.

— Enquanto no Brasil se obtém um quilo de sólidos a cada 15 litros de leite, na Nova Zelí¢ndia se consegue o mesmo com 11,4 litros — diz Rejane Palmério, da Livestock Improvement Corporation, responsável por tríªs em cada quatro vacas leiteiras neozelandesas.

A Nova Zelí¢ndia também é exemplo pelo modelo de boas práticas nas propriedades. Tudo é auditado, com integração entre governo, indústria e produtores, o que traz reconhecimento internacional e novos negócios.

— Investimos em grandes mercados e precisamos de programas que garantam confiabilidade para toda a cadeia — ressalta Jeffrey McAlister, embaixador do paí­s no Brasil.

Ações eficientes também no controle sanitário

Definir um padrão mais rí­gido de controle sanitário, ampliar a fiscalização e fortalecer a integração entre produtores, governo e indústria. Essa são as lições que a Nova Zelí¢ndia, lí­der mundial em exportação de leite, deixa para o Brasil recuperar a credibilidade do leite. Na Expointer, a qualidade do produto foi um dos temas discutidos ontem em workshop promovido pela embaixada do paí­s no Brasil e pela agíªncia para o fomento do comércio internacional do paí­s.

— Qualidade e segurança são cruciais. O Brasil tem potencial, mas fatos como esse abalam a confiança na cadeia produtiva. Na Nova Zelí¢ndia, por exemplo, as fazendas tíªm sistemas padronizados de boas práticas devidamente auditados — destacou Bernard Woodcock, diretor-executivo da Qconz América Latina Consultoria e Treinamento, braço operacional da empresa neozelandesa.

A própria Nova Zelí¢ndia enfrentou, há um míªs, suspeita de surto de botulismo — intoxicação grave que pode até matar — em produtos lácteos da Fonterra. Após várias análises, no entanto, o governo garantiu que a bactéria encontrada era outra, e inofensiva. Mesmo assim, paí­ses como China e Rússia decidiram retirar o leite do mercado, por precaução.

— Foi um alarme falso, mas reagimos rápido. Problemas na qualidade do leite acabam com a reputação do paí­s. í‰ por isso que investimos tanto em rastreabilidade e segurança alimentar — destaca o embaixador do paí­s no Brasil, Jeffrey McAlister.

Saiba mais

O paí­s produz cerca de 2% do leite consumido no mundo, mas é a maior exportadora de lácteos: 95% da produção é transformada e vendida ao Exterior.

Com 4,5 milhões de habitantes, tem 11,6 mil criações e 4,2 milhões de vacas (o número de animais é tríªs vezes maior do que o do Estado). Cada rebanho produz, em média, 1,4 milhão de litros de leite.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/campo-e-lavoura/noticia/2013/09/as-licoes-da-nova-zelandia-na-producao-de-leite-4266533.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas