#Após fraudes, programa de distribuição de leite será retomado na Paraí­ba

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Suspenso desde o míªs de maio, quando se tornou alvo de uma investigação da Polí­cia Federal, o Programa do Leite na Paraí­ba será retomado este míªs, garantiu o gvernador do estado Ricardo Coutinho. A confirmação chegou nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í  Fome (MDS), que enviou um ofí­cio assinado pela secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi.

Para que o leite volte a ser distribuí­do aos 223 municí­pios paraibanos, o governador assinará, nesta quarta-feira (8), um termo de compromisso com o órgão federal. Em maio, foi deflagrada a Operação Almatéia, para investigar a suspeita de irregularidades na contratação de fornecedores de laticí­nios e no controle de produtores rurais conveniados para a distribuição gratuita de leite feita pelo programa.

Segundo a PF, o esquema criminoso era articulado por uma quadrilha que se utilizava de pessoas que não se enquadram na condição de produtor rural e que, por isto, não estariam aptas a fornecer leite ao programa. De acordo com o governador Ricardo Coutinho, o programa foi reestruturado e as irregularidades consideradas sanadas pelo Ministério. «Fomos comunicados oficialmente que as providíªncias que tomamos do plano de reestruturação foram consideradas adequadas e que o programa finalmente poderá ser retomado para os laticí­nios que apresentarem condições sanitárias e de funcionamento regulares e os produtores que possuí­rem a Declaração de Aptidão ao Pronaf», disse.

O plano de reestruturação envolve ações no monitoramento permanente e sistemático da qualidade do leite, assim como recadastramento dos agricultores familiares e das famí­lias beneficiárias pelo programa. Também prevíª a fiscalização das quantidades envasadas de leite.

PROGRAMA DO LEITE – O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem por objetivo propiciar o consumo do leite a 120 mil famí­lias na Paraí­ba que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional, garantindo a compra de 120.168 litros de leite de aproximadamente 2.200 produtores. O programa prevíª investimentos de até R$ 50 milhões até dezembro deste ano.

Segundo o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, o programa vai retornar com nova formatação: «O Programa do Leite será retomado com mais qualidade”. A Fundação de Ação Comunitária vai intensificar a fiscalização do programa com equipes que percorrerão todo o estado. Os veí­culos usados nesse trabalho funcionarão como meio de denúncia de possí­veis irregularidades. Os laticí­nios que foram punidos continuam sob fiscalização.

Quanto í  qualidade, o produto será fiscalizado pela Agíªncia Estadual de Vigilí¢ncia Sanitária (Agevisa). A FAC distribui o leite em cerca de 480 pontos. O credenciamento dos produtores e os laticí­nios será feito pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca por meio da Emater, que fez novo recadastramento dos produtores.
http://ne10.uol.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas