#Agropecuária catarinense comemora boa produtividade

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ano de 2013 foi bom para a agropecuária catarinense. Segundo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, as lavouras de grãos como o milho, soja e arroz obtiveram boa produtividade graças ao clima favorável e ao emprego de tecnologia de ponta por parte dos produtores. O trigo voltou a ter rentabilidade com o clima favorável para obtenção de produto de boa qualidade, vendido com preços atraentes. A produção animal, notadamente a suinocultura, teve um ano marcante. A abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense foi uma conquista que deu novo impulso ao setor e que estava sendo buscada desde maio de 2007, quando o Estado recebeu o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 

Também a produção de leite aumentou mais de 6,3% em relação ao ano anterior, elevando nossa produção para 2,9 bilhões de litros e com isso Santa Catarina já se destaca como o quinto maior produtor do país. A avicultura continuou sua trajetória de modernização para a manutenção de sua competitividade global. Na fruticultura e na olericultura, os agricultores catarinenses tiveram alguns problemas com o frio recorde que tivemos em 2013 e com outras intempéries como granizo localizado e excesso de chuvas, além de preços baixos para alguns produtos, mas no balanço geral, os resultados também foram bons. O mel catarinense voltou a conquistar o título de melhor do mundo, em concurso realizado na Ucrânia, graças aos investimentos do Governo do Estado e dos próprios apicultores.

 

O programa SC-Rural teve uma participação decisiva na alavancagem da competitividade da agricultura familiar. Foram investidos mais de R$ 500 milhões no conjunto de políticas públicas pelo Governo de Santa Catarina em 2013, sempre com o foco em promover o desenvolvimento de novas oportunidades e proteger os produtores em risco em função de adversidades climáticas.

 

As perspectivas para 2014 são boas, pois a demanda por alimentos continua forte no Brasil e em todo o mundo e os estoques estão baixos. A busca da competitividade e da sustentabilidade da agropecuária catarinense continuarão sendo a principal diretriz das ações do governo de Santa Catarina.

 

 

http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=agronegocio&id=17210

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas