Agricultura manifesta apoio às ações contra fraudes do leite no RS

O Ministério da Agricultura divulgou nota na segunda-feira (21/9) na qual manifesta apoio às ações do Ministério Público Estadual em municípios gaúchos em que foram detectadas práticas de adulteração do leite in natura
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Ministério da Agricultura divulgou nota na segunda-feira (21/9) na qual manifesta apoio às ações do Ministério Público Estadual em municípios gaúchos em que foram detectadas práticas de adulteração do leite in natura, ressaltando o valor preventivo das investigações e o caráter pontual das fraudes. O Ministério da Agricultura reforça que «deu efetivo apoio às ações do Ministério Público, iniciadas há quatro meses, que determinaram a prisão de quatro funcionários da empresa Márcio Fachinelo – ME, além do proprietário».

O ministério considera, no entanto, que «a prática é localizada e não compromete a produção leiteira do Estado do Rio Grande do Sul». A empresa sob suspeita recolhia entre 40 e 50 mil litros de leite cru por dia de produtores da região e acrescentava a essa produção água e bicarbonato de sódio, este último para mascarar a primeira diluição.

O bicarbonato de sódio é substância utilizada para adequar o leite impróprio ao consumo, mantendo-o dentro dos parâmetros legais. Feita a adulteração, o leite era encaminhado para a Laticínios Unibom, localizada em Água Santa.

As análises de quatro coletas feitas pelo Ministério da Agricultura comprovaram a adulteração com o objetivo de «dar uma nova vida» ao leite. Verificou-se, ainda, que os suspeitos levavam até sete dias entre a ordenha e a coleta, prazo acima das 48 horas estipuladas pelo governo entre a coleta e o recebimento do leite pelos postos de resfriamento.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2015/09/agricultura-manifesta-apoio-acoes-contra-fraudes-do-leite-no-rs.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas