A vacada soltou o #leite

O estado do Ceará tem a série histórica mais longa de precipitações pluviométricas do Brasil. Isto se deve a uma ação do imperador dom Pedro II que nos idos de 1896 mandou construir em Quixeramobim o primeiro observatório meteorológico do Brasil.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O estado do Ceará tem a série histórica mais longa de precipitações pluviométricas do Brasil. Isto se deve a uma ação do imperador dom Pedro II que nos idos de 1896 mandou construir em Quixeramobim o primeiro observatório meteorológico do Brasil. Somente dois anos depois é que ele mandou construir o Instituto Agronômico de São Paulo e assim os paulistas passaram também a medir suas chuvas em seu Estado. De lá até os nossos dias, somente na primeira década do século vinte e agora na segunda década do século vinte e um ,tivemos três anos consecutivos de seca.

Apesar de todas estas adversidades, o nosso Estado conseguiu neste ano de 2014 se tornar o maior produtor de leite do Nordeste, ultrapassando inclusive a produção de leite da Bahia. Este feito é notável sob todos os ângulos que queiramos analisar. Se voltarmos o olhar para a pecuária leiteira nacional, somos surpreendidos pelo fato de termos quatro cearenses classificados na lista dos dez maiores produtores de leite do Brasil.

Toda esta revolução foi feita com os ventos da natureza soprando contra. A favor, temos as ações governamentais, que foram muitas, principalmente as estruturantes, açudes, canais, energia, tanques de expansão, assistência técnica e por último, a coragem, a crença e determinação do produtor de inovar dentro da sua propriedade.

Diante de tudo que foi escrito acima, não tenho medo de afirmar que muito em breve teremos produtores produzindo 100 mil litros por dia. Toda esta adrenalina que está fazendo a nossa vacada soltar o leite não pode ser interrompida por falta de estrutura industrial para processar e comercializar esta produção. Afinal de contas o orgasmo de nossas vacas depende também da lucratividade dos seus donos.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/12/08/noticiasjornalopiniao,3359534/a-vacada-soltou-o-leite.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas