#A superação da bacia leiteira pernambucana

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pior seca em 50 anos. í‰ assim que os produtores do interior classificam a temporada de «vacas magras» pela qual víªm passando. Mais de 500 mil cabeças de gado foram perdidas devido í  estiagem, mas eles estão dando a volta por cima

Uma guerra de oito meses e uma recuperação que pode demorar dez anos. í‰ assim que os produtores da bacia leiteira pernambucana encararam a seca deste ano, considerada a pior dos últimos 50 anos. Mais de 500 mil cabeças de gado ficaram pelo caminho, assim como 70% da produtividade da cadeia do leite do Agreste, que representa 75% da produção do estado e é composta pelas cidades de Itaí­ba, íguas Belas, Buí­que, Tupanatinga, Pedra e Venturosa. Mas o tempo de enterrar os cadáveres, contudo, ficou para trás. Setembro chega iluminando os primeiros passos dos pecuaristas rumo í  superação. Dessa vez, a seca deixou uma lição valiosa que foi aprendida e pode salvar vidas no futuro.

Para retratar a peleja do «matuto» contra o sol e a falta de chuva, o Diario viajou cerca de mil quilí´metros percorrendo o Vale do Ipanema, divisa do Agreste com o Sertão pernambucano. Encontramos um povo resiliente, que aprendeu a planejar e estocar ração para o gado, que descobriu oportunidades de crescer mesmo com a estiagem e uma solidariedade sem precedentes.

No caminho, percebe-se que as perdas e baixas dessa guerra são inevitáveis e é impossí­vel não contar a história dos que desistiram. Um deles foi José Amaro, general sem armas que saiu da ativa e perdeu a esperança. “Não acredito em recuperação. O Agreste e Sertão estão de esmolas. Está tudo se acabando por aqui, acho que as coisas estão piorando. Está cada vez mais quente e tem cada vez menos água. Não quis ser resistíªncia a isso. Com minha história, já sei que vamos ter muito sofrimento pela frente ainda”, explica.

Além da dor de desaprender o ofí­cio em tão avançada idade, Amaro sabe que, se insistir, não terá ninguém para deixar o seu quepe de general. “A seca assusta. Meus filhos, que foram para a escola, não querem viver nessa luta. Quando eu morrer, em oito dias eles vendem tudo por telefone. Nem vão vir aqui.”

Correndo em outra direção, o dono da Fabrica Faco, Horácio Franca, que fica em Ribeirão, Zona da Mata, sofreu uma das maiores baixas dessa batalha e precisou demitir 40 dos seus 70 funcionários. Quase sobrepujado pela falta de leite, o fabricante usou uma arma de alto calibre para sobreviver: o leite e queijo de búfala e alimentos probióticos. “Precisei investir em itens de maior valor agregado. A qualidade para vencer a quantidade. Aproveitei que o gosto do pernambucano está mais apurado e estou diversificando meus produtos com foco nas classes A e B.”
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2013/09/07/internas_economia,460859/a-superacao-da-bacia-leiteira-pernambucana.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas