#Ceará quer dobrar produção em 5 anos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programa estadual anunciado ontem pelo governador visa melhoria do padrão genético do gado, alimentação adequada e qualificação de técnicos. Ministro da Agricultura, em visita do Ceará, também anunciou plano federal

Cid Gomes e o ministro Antí´nio Andrade assinaram ontem a certificação do Ceará como área livre de aftosa
Leite Ceará quer dobrar produção em 5 anos (0) Estado Mudanças na Previdíªncia serão definidas amanhã (0) Tecnologia Microsoft compra parte da Nokia (0)

O Governo do Estado pretende dobrar a produção leiteira cearense em até cinco anos, uma meta anunciada pelo governador Cid Gomes na manhã de ontem. Ele deve contar com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que lançará programa de estí­mulo í  produção leiteira no Paí­s segundo o titular da pasta Antí´nio Andrade. Ontem, no Centro de Eventos, o ministro entregou ao governador a certificação de que o Ceará é zona livre de febre aftosa.

Segundo o governador, as medidas para aumentar a produção no Estado começarão a ser implantadas já neste ano. “Hoje nós só conseguimos produzir metade do que a gente consome”. Conforme ele explica, a estratégia consiste em tríªs eixos: melhoria do padrão genético do gado, qualificação da assistíªncia técnica especializada e na melhoria da alimentação do rebanho. Para o melhoramento genético será incentivado o investimento em inseminação artificial, transferíªncia de embriões, introdução de touros de melhor qualidade, e aquisição de matrizes (vacas).

Com relação í  qualificação da assistíªncia técnica, Cid disse que o Estado conta com um número de profissionais suficiente para essa cobertura. Mas que eles precisam de uma formação especí­fica para que seja cumprida a meta de aumentar a produção. “Com melhorias na qualificação da assistíªncia técnica eu acho que é muito razoável que o Ceará venha a se transformar num grande polo produtor de leite do Brasil”, diz.

Segundo o governador, foi acertado na semana passada o envio de 40 profissionais para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Minas Gerais, para que conheçam técnicas a serem disseminadas no Ceará. “Para a gente multiplicar isso e fazer um programa voltado especificamente para a capacitação da pecuária leiteira”.

O governador acredita que para o desenvolvimento da pecuária no Estado é preciso incentivar a atividade leiteira em vez da tradicional pecuária de corte, para que o Estado passe de importador a exportador de leite para o Brasil. “Como a gente tem sol o ano inteiro, a incidíªncia de doenças nas vacas diminuem. Se vocíª fizer ração, tiver irrigação e técnicas de fazer a silagem dessa ração, vocíª pode ter, no ano inteiro, um ní­vel de produtividade excelente”.

Faec
O programa de incentivo í  produção leiteira no estado deve se chamar Leite Ceará, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya. Ele diz que o projeto está passando por ajustes técnicos da Agíªncia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

“O leite é um item da mais alta importí¢ncia. A atividade representa mais de 53% do valor bruto da produção agropecuária e envolve mais de 120 mil pessoas, com cerca de 83 mil estabelecimentos envolvidos. A atividade está no sangue do semiárido nordestino”, disse.

O reconhecimento do Ceará como zona livre de febre aftosa foi anunciado no último dia 19. A entrega da certificação foi realizada ontem na abertura do Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste).
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/09/04/noticiasjornaleconomia,3123063/ceara-quer-dobrar-producao-em-5-anos.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas