#Brasileiros visitaram NRM 2012, na Holanda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um grupo com 54 produtores de leite e técnicos brasileiros, organizado pela central de genética CRV Lagoa, conferiu as mais recentes novidades do mercado internacional no All Holland Dairy Show 2012 (NRM, sigla para Nationale Rundvee Manifestatie), evento bienal da pecuária leiteira da Holanda, ocorrido no final de junho, em Zwolle.

Composta por criadores, selecionadores, técnicos, clientes, jornalistas e integrantes da equipe da CRV Lagoa, a caravana permaneceu naquele paí­s de 22 de junho a 1º de julho. A programação incluiu visitas a fazendas, ao Grupo CRV, a instituições de pesquisa e í  NRM, que é a maior exposição de gado leiteiro da Europa.

Segundo William Tabchoury, gerente do departamento Leite da CRV Lagoa, “a NRM é uma exposição muito peculiar, de apenas dois dias, com cerca de 450 animais em pista, em que não se julgam machos e fíªmeas jovens. Nela, um dos principais destaques é a apresentação dos grupos de progíªnies, formados por seis filhas do mesmo touro, provenientes de mães e fazendas diferentes. Dessa forma, pode-se visualizar o ‘efeito dominador’ do touro, trabalhando o seu mérito genético, independente do efeito de mãe ou de manejo”, explica Tabchoury.

Na NRM, o julgamento individual é composto por tríªs categorias: vaca jovem, média e adulta, separado pelas variedades vermelho e preto. Em cada categoria, são selecionadas as seis melhores fíªmeas, avaliadas por uma equipe de quatro juí­zes. Para o grande campeonato, são selecionadas as campeãs e reservadas de cada uma das tríªs categorias, compondo um grupo seleto das seis melhores fíªmeas de cada variedade (preto e vermelho). A melhor vaca leva o grande campeonato de cada variedade, ou seja, preto e branco e vermelho e branco.

No Vermelho e Branco, os destaques ficaram por conta dos resultados das filhas do touro Classic, que fizeram as campeãs Vaca Jovem e Vaca Média e Reservada Vaca Adulta e, ainda, o grande campeonato da vaca Vermelho e Branco, repetindo o feito de 2010. “Esse resultado reforça o fato de que a Holanda possui o maior (330 mil vacas) e melhor rebanho Vermelho e Branco do mundo”, ressalta William Tabchoury.

No Preto e Branco, o destaque ficou para o campeonato Vaca Jovem, vencido por uma irmã materna do touro Applause, filha da vaca Rita 233 A. O campeonato Vaca Adulta ficou para uma filha do touro Shottle. A CRV Lagoa possui vários filhos ou netos do Shottle na sua bateria, como Marathon, Floyd, Mandell e Lindberg (filhos) e Stan, Hunter, Bronson e Super Ivan (netos).

Outro destaque da exposição foi o desfile de progíªnies de touros. No Preto e Branco, desfilaram filhas de touros como Big Winner e Fiction RF. Já no Vermelho e Branco, desfilaram filhas do touro Tequila.

De acordo com Tabchoury, “o ponto mais alto da exposição foi o desfile de 26 vacas com mais de 100 mil kg de leite, fato inédito e exclusivo no mundo, ressaltando o principal objetivo de seleção da Holanda: a longevidade. Além disso, a filosofia de seleção da CRV busca elevadas produções de leite e de sólidos, além de conformação funcional”, salienta.

O grupo teve, ainda, a oportunidade de conhecer detalhes sobre a produção de leite, controle de rebanho, melhoramento genético a organização do setor lácteo na Holanda. A CRV Lagoa organiza esta viagem bienalmente, sempre em anos pares. A próxima será em 2014.

“Foi possí­vel conhecer um paí­s cuja bandeira é a vaca, que possui 100% do rebanho controlado em um sistema único e interligado, que serve de base para o melhoramento genético. Isso permitiu ao rebanho holandíªs atingir o recorde mundial de longevidade e produção de sólidos das vacas, além de uma locomoção invejável, proveniente de vacas funcionais e rentáveis”, conclui Tabchoury.
Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas