Nos EUA, pequenos produtores de leite orgânico enfrentam turbulência

Leite organico - As vendas de leite orgânico começaram a parar nos EUA, tornando os tempos difíceis para os produtores de leite.  Com o fornecimento que excede a demanda, as grandes fazendas que ocupam
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
As vendas de leite orgânico começaram a parar nos EUA, tornando os tempos difíceis para os produtores de leite.  Com o fornecimento que excede a demanda, as grandes fazendas que ocupam o centro do palco e as alternativas baseadas em plantas atraem os consumidores, os tempos são difíceis para pequenos produtores de leite orgânico nos Estados Unidos.
“Nos preços atuais, estamos no vermelho”, disse Spencer Aitel, que mantém 55 vacas leiteiras em sua Fazenda Dois Loons no Maine. A pedido de sua cooperativa, ele teve que reduzir o tamanho de seu rebanho em 20%.
Mas um pouco mais de 20 anos depois de entrar no negócio orgânico em 1996, a Aitel pagou a maioria de suas dívidas e confia em que a crise no setor passará.
“Eu não acho que 2018 vai funcionar – 2019 pode”, ele prevê.
“As pessoas mais jovens com quem trabalhamos estão em pânico porque realmente não estão ganhando dinheiro suficiente – muitos estão tentando encontrar uma saída”.
As cooperativas norte-americanas atraídas pelo entusiasmo dos consumidores pelos produtos orgânicos incentivaram os agricultores a expandirem ou trocarem suas operações tradicionais de produtos lácteos para a produção orgânica para atender a demanda.
Mas após vários anos de crescimento de dois dígitos, as vendas começaram a parar – estagnando em cerca de 5,5% da participação do mercado do leite em 2017.
Em geral, os americanos consomem menos leite do que no passado.
Alguns agora optam por variedades de soja ou amêndoas, enquanto outros recusaram a diferença de preço entre opções padrão e orgânicas – em um supermercado de Nova York na terça-feira, um meio-galão (1,9 litros) custa US $ 2,79 e US $ 5,29, respectivamente.
Como resultado, a demanda secou apenas quando uma onda de novos agricultores inundou o mercado e, à medida que a produção retomava nas fazendas existentes após uma pausa de um ano ou mais.
– 19.800 vacas –
Diante de um excedente, grandes compradores como o Organic Valley ou a Danone impuseram quotas de produção e disseram a alguns produtores de leite que seus contratos não serão renovados.
“A recuperação levará tempo”, afirmou em fevereiro o grupo francês Danone, que vende leite orgânico da Horizon nos Estados Unidos.
Além de reduzir as compras, a Danone está tentando lidar com a crise, redirecionando o excedente para outros produtos, como iogurte, queijo e produtos lácteos especiais, incluindo uma linha “grass-fed”.
Pequenos produtores dizem que estão preocupados com o crescimento de grandes empresas com operações que cobrem toda a cadeia de produção, como a Aurora Organic Dairy.
Com 19.800 vacas leiteiras espalhadas por vários sites no Texas e no Colorado, juntamente com sua planta de processamento, o grupo fornece as maiores cadeias de supermercados do país. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), as seis fazendas de produtos orgânicos certificados no Texas tiveram mais vacas em 2016 do que as 486 fazendas no estado de Nova York.
Jim Goodman, que possui 45 vacas em Wisconsin, diz que está indignado de que grandes corporações se beneficiem do rótulo “orgânico”.
O preço do leite caiu em torno de 30% em dois anos.
“Neste ponto, é gerenciável. Mas, se as maiores fábricas de produtos orgânicos no oeste dos EUA mantêm a produção fluindo, nossos processadores orgânicos podem não ter um mercado. Já começaram a soltar alguns produtores”, disse ele,
– Perder mercados –
Alguns dos medos de Goodman parecem ser precisos.
Em um relatório divulgado na semana passada, o USDA confirmou que “pelo menos parte do Wisconsin produziu e processou leite orgânico será substituído por um caminhão de leite para Wisconsin entre as maiores fazendas mega de produtos lácteos orgânicos dos EUA”.
“Mesmo com custos estimados de transporte rodoviário do Texas para Wisconsin de até US $ 5,00 por cem dólares, alguns processadores de Wisconsin mudaram de abastecimento de leite local, para o leite caminhado do Texas”, disse o relatório.
Goodman diz que gostaria que o USDA apertasse os controles em fazendas maiores, mas ao decidir na segunda-feira não fazê-lo por condições relacionadas à produção orgânica, parece improvável.
Aurora prosseguiu à defensiva, dizendo: “Nós apenas produzimos leite de fazenda suficiente para as necessidades planejadas de nossos clientes”.
A empresa diz que também planeja criar novos produtos e abrir uma nova fábrica no Missouri, para “estimular a nova demanda”.
Para Albert Strauss, que lidera o Strauss Family Creamery na Califórnia, essa trajetória coloca toda a indústria em risco.
Ele apoia um modelo de cadeias agrícolas regionais – o que, segundo ele, permitiu-lhe reduzir o volume por apenas cinco por cento 18 meses atrás, e seus preços em apenas cerca de cinco por cento nos últimos seis meses, para as nove fazendas com as quais ele trabalha.
“Foram 4,6 milhões de fazendas leiteiras na década de 1940”, lamentou.
“Falta cerca de 40 mil, e eles pensam que serão 20 mil na próxima década”.
https://folhadegoias.info/jornal-folha-de-goias-nos-eua-pequenos-produtores-de-leite-organico-enfrentam-turbulencia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas