# Vendas do Brasil í  China tíªm valor agregado muito baixo, diz OMC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Brasil caiu ao degrau mais baixo da cadeia de valor agregado no comércio com a China, seu principal parceiro comercial, concluiu um estudo acadíªmico publicado pela Organização Mundial do Comércio (OMC)

O estudo dos economistas Gary Gereffi, da Duke University, e Timothy Sturgeon, do MIT, enfatiza a que ponto as exportações brasileiras para a China estão concentradas em produtos (tanto commodities quanto manufaturados) com ní­vel muito baixo de industrialização.

Soja – Exemplifica com a cadeia de valor da soja. Cerca de 95% das exportações brasileiras do produto para a China são de grão não processado. A China impõe tarifa de 9% sobre o óleo de soja comparado a taxa de 3% para o grão. Tampouco Pequim deixa espaço para a entrada do farelo.

Mesmo tratamento – Diz o estudo que o governo chiníªs impí´s o mesmo tratamento, de tarifas altas e de medidas não tarifárias, para outros produtos primários e industrializados que afetam o Brasil, incluindo aço, papel e celulose.

Importações – Já do lado das importações brasileiras, originárias da China, o Brasil também tem sido influenciado pela estrutura internacional do comércio chiníªs. Os autores notam que em 1996, produtos de baixa tecnologia representavam 40% das importações brasileiras originárias da China, enquanto os produtos de alta tecnologia representavam 25%.

Reversão – Em 2009, houve uma reversão, com os produtos chineses de alta tecnologia representando 41,4% do total, e os de baixa tecnologia apenas 20,8% – ou seja, Pequim passou a vender cada vez mais produtos com valor agregado alto para o Brasil. »O Brasil caiu no mais baixo degrau da cadeia de valor agregado no seu comércio com a China nas ultimas décadas», concluem os dois economistas.

Desafio – Considerando que a relação com a China representa um »severo desafio para o Brasil», o estudo alerta que o problema é mais profundo. Exemplifica que a Embraer, um dos maiores construtores de aeronaves do mundo, depende de 100% de importações do alumí­nio que usa em seus jatos, apesar da abundí¢ncia de bauxita e outras commodities importantes para o setor aeronáutico.

Fonte: Assessoria de Imprensa da OCEPAR/SESCOOP-PR

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas