#China: mercado de lácteos cresce, mas ofertas continuam escassas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A produção doméstica de leite na China está aumentando junto com as importações de todos os produtos lácteos, de acordo com dados do Bord Bia, da Irlanda. Apesar de a produção de leite ter aumentado em 6% no ano passado, as ofertas continuam escassas, com taxas de crescimento inferiores í s de 2011.

A produção doméstica alcançou pouco menos de 23 milhões de toneladas nos 11 meses de 2012 até novembro, sendo 19 milhões de toneladas de leite fluido (+6%) e 3,5 milhões de toneladas de produtos lácteos sólidos (+9%).

O setor doméstico de processamento teve suas margens pressionadas com os preços médios do leite e os custos de mão de obra aumentados. Com um valor de US$ 0,60 por quilo, os preços do leite na China ficaram em 4o lugar entre os maiores do mundo, depois do Japão, Coreia do Sul e Noruega. Apesar das margens menores, Yili e Mengniu tiveram bom desempenho com aumentos significantes em seus lucros, direcionados pelos maiores preços varejistas, particularmente dentro da divisão de fórmulas infantis.

De acordo com a alfí¢ndega chinesa, as importações de leite em pó aumentaram para sua maior taxa em 2012. As importações de leite em pó integral alcançaram mais de 405.000 toneladas, enquanto os volumes de leite em pó desnatado alcançaram 167.000 toneladas, ambos com aumento de mais de 20% com relação ao ano anterior. As fórmulas infantis somaram 91.000 toneladas, 16% a mais que no ano anterior.

A previsão para esse ano permanece positiva, com os preços no varejo do setor de lácteos devendo aumentar ainda mais. Entretanto, embora mais aumentos na produção doméstica estejam previstos, esta permanecerá menor do que os requerimentos de mercado, resultando em mais importações de lácteos em 2013. Apesar da melhora na segurança alimentar e nos controles da cadeia de fornecimento ser prioridade da indústria e do Governo, a confiança dos consumidores no produto doméstico continua baixa.

Fonte: The Dairy Site

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas