#China está a descobrir o queijo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As importações chinesas de queijo, outra novidade ocidental que está a entrar na gastronomia local, duplicaram nos últimos dois anos, mas aquele produto ainda representa apenas 4 % do mercado chiníªs de laticí­nios, revelou hoje um jornal oficial.
«í‰ um mercado com grande potencial porque o queijo é ainda um produto novo na China e os seus ní­veis de consumo são relativamente baixos», disse um profissional do setor citado pelo China Daily.
Entre os exportadores de queijo para a China, Nova Zelí¢ndia e Austrália ocupam os primeiros lugares, com uma quota de mercado de 41,7 % e 20,57 %, respetivamente.
Os Estados Unidos figuram em terceiro lugar, com 20,49 %, muito í  frente do melhor paí­s europeu, a França, que detém apenas 4,33 %.
As importações chinesas de queijo subiram de 69,77 milhões de dólares (53,96 milhões de euros) em 2009 para 139,26 milhões de dólares (107,71 milhões de euros) em 2011, segundo as contas da Comissão Italiana de Comercio citadas pelo China Daily.
«Os jovens estão a comprar queijo para cozinharem pizzas em casa. Não é caro e dá um toque ocidental ao estilo de vida, o que é chique», comentou o gerente de uma loja online.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2913891&seccao=%C1sia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas