Chile: Produção de leite poderá ser comercializada na bolsa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtores de leite do Chile poderão começar a comercializar o produto na Bolsa de Produtos, assim como fazem os produtores de trigo, aveia e cevada. Para isso, há dois meses, trabalha-se no padrão com a ajuda de veterinários para definir o padrão que o produto deve cumprir para que se possa comercializar.

Se tudo correr como o planejado, em 15 de maio deverá estar pronto o padrão para ser inscrito na Superintendíªncia de Valores e Seguros (SVS). «Em agosto desse ano, poderiam ser feitas as primeiras operações de licitação da produção futura de leite», explica o economista agrário e assessor da Bolsa de Produtos, Jorge Neira.

Graças í  iniciativa, ao processo de compra inclusive poderiam entrar empresas estrangeiras de paí­ses como México ou Venezuela que são grandes importadores do produto. «Empresas de outras latitudes poderiam comprar os direitos de produção e subcontratar alguma planta nacional para a elaboração e processamento da produção adquirida».

Apesar dos benefí­cios que traria a venda internacional aos produtores, Neira agrega que, sob essa iniciativa, somente se licitará uma parte da produção por questões de segurança, estrutura de mercado e contratos previamente firmados entre os produtores e as grandes empresas compradoras.

Em um mercado onde há «pouco poder comprador», Neira garante que isso beneficiará fortemente aos produtores. «O setor produtivo do Chile se víª afetado pelo oligopsí´nio – concentração do mercado comprador – e todo oligopsí´nio causa um prejuí­zo no preço. Causa o mesmo impacto que um monopólio e, í s vezes, é pior».

Segundo um estudo realizado pela área de agrofinanças do IMTranding e pela comissão de agricultura do Instituto Libertad, atualmente os produtores partem vendendo seu leite a um preço que é mais de 30% inferior que o que receberiam se houvesse competição no mercado.

Já estão sendo organizadas reuniões com empresas e com outras entidades públicas e privadas para explicar os alcances da iniciativa que já tem interessados. Segundo Neira, a Fiscalí­a Nacional Económica (FNE) está muito interessada nessa iniciativa que poderia beneficiar a um mercado que sempre esteve sob sua mira.

A reportagem é do LaSegunda

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas