#Governo do estado de Alagoas fortalece parceria com o Canadá

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A primeira missão de 2014 de Quebec a Alagoas já foi fechada. Marcada para maio, este é um dos frutos das negociações das missões ao Canadá, realizadas anteriormente, e reafirma a parceria entre Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, e o governo de Quebec, por meio da Valacta. Dessa vez, a missão terá foco na revitalização da cadeia produtiva do leite, com dois aspectos principais: a questão nutricional e a qualidade genética.

 

De acordo com o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares, uma das metas é realizar um monitoramento de todo o trabalho com o leite, desde o manejo do produtor até a indústria. “Queremos desenvolver pesquisas, assistência, criar um centro que possamos analisar todos os aspectos da cadeia produtiva e buscar ações para fortalecê-la. Não existe nenhum controle leiteiro implantado em Alagoas, a não ser os que são feitos pelas próprias indústrias. A ideia é que este controle atinja toda a cadeia produtiva”, destacou Soares.

 

Segundo ele, já foi fechada uma parceria com o governo do Paraná para a compra de taurinos reprodutores para servir aos produtores de Alagoas. “Por causa da seca perdemos alguns animais e, com isso, diminuiu o número de reprodutores holandeses. Inicialmente, estes tourinhos frutos desta parceria com o Paraná serviriam diretamente aos pequenos produtores”, disse.

 

No Nordeste, têm se instalado algumas indústrias e a competitividade dos pequenos produtores precisa melhorar para garantir espaço no mercado. Atualmente, duas multinacionais e duas empresas nacionais compram leite de Alagoas e quase 40 pequenas indústrias se sentem ameaçadas. “A ideia é preparar estes pequenos para desenvolverem um trabalho de qualidade e fomentarem a cadeia produtiva, oferecendo um bom produto, uma boa produtividade, conquistando, dessa forma mais espaço no mercado”, finalizou.

 

Para o diretor-técnico de Valacta, centro especialista no setor em Quebec, Humberto Normandes, até maio Alagoas deve fazer um panorama do cenário local da cadeia produtiva para servir de base no workshop que será realizado durante a missão.

 

“Temos que analisar o que há no cenário de hoje. Mas, uma coisa é certa, a capacitação e o foco na qualidade serão pontos principais para atingir os objetivos”, disse Humberto Normandes.

 

 

por Agência Alagoas

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas