Wellington conhece projeto pioneiro de produção leiteira no RS

Dias pretende importar o modelo da cooperativa que adota robôs para ordenha.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Wellington Dias foi o primeiro governador a conhecer o Projeto Associativo de Produção Leiteira com Ordenha Robotizada da empresa Dália Alimentos, no município de  Arroio do Meio, no estado do Rio Grande do Sul. O modelo pioneiro de produção de leite, que utiliza robôs e une pequenos produtores em um único empreendimento, foi o que motivou o chefe do Executivo piauiense a se deslocar do Nordeste para o Sul do país nessa quarta-feira (14).

Dias quer impulsionar o setor leiteiro piauiense e, para isso, pretende importar o modelo adotado no Rio Grande do Sul. “A empresa é revolucionária e este é um projeto embrião para o mundo. Quero esse modelo, essa experiência em nosso estado”, destacou Wellington. De acordo com o gestor, o objetivo é diversificar a produção primária, saindo da monocultura, elevando e qualificando o volume de leite produzido. “Como os pequenos produtores se manterão? A resposta está neste incrível projeto”, indagou e elogiou o governador.

Responsáveis por apresentar a cooperativa e o projeto, o presidente-executivo da Empresa Dália Alimentos, que desenvolve o projeto, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; e o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini; detalharam a gestão adotada pela Dália, apresentaram o mapa de atuação e os projetos desenvolvidos, com enfoque para a ordenha robotizada e também para a Escola do Leite. Freitas enfatizou que o objetivo está na racionalização de custos e na eficiência da produção. “Buscamos o que há de mais moderno e tecnológico no mundo, com foco no futuro e na permanência do produtor no meio rural”, acrescenta Carlos Alberto.

De acordo com Wellington, o Piauí possui potencial de desenvolvimento no setor primário, possuindo câmaras setoriais de 26 arranjos produtivos. “Temos a certeza de que esse é um modelo aplicável à nossa realidade. Se é bom para o Rio Grande do Sul, também será eficiente para o Piauí”, ressaltou Dias, convidando a direção da cooperativa a realizar uma visita ao Piauí para verificar a possibilidade de coordenar e/ou participar de projeto semelhante.

Gilberto Antônio complementou: “você é o primeiro governador a visualizar nossos projetos com um olhar diferenciado. Com certeza agendaremos uma viagem ao Piauí para estreitar as relações e ver a possibilidade de uma possível parceria”, reforçando que a Dália, com este projeto, prioriza a inovação. “Este projeto se adapta à realidade de qualquer parte do mundo, haja vista a dificuldade de manter o jovem na atividade agrícola”, complementa Piccinini.

Visita ao condomínio

O projeto que utiliza robôs na realização da ordenha das vacas é realidade em três munícipios – Nova Bréscia, Roca Sales e Arroio do Meio. Um último, em Candelária, tem previsão para ser inaugurado no primeiro trimestre de 2017. Com aporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), cada unidade recebeu investimento de R$ 5 milhões.

Em visita ao condomínio de Arroio do Meio, o governador presenciou, na prática, o funcionamento do projeto que tem 13 famílias associadas e produz, diariamente, em torno de três mil litros de leite. Dias foi recepcionado pelo presidente do condomínio, Eloir Lohmann; pelo conselheiro da região de Arroio do Meio, Rubino Rahmeier; pelo prefeito Sidnei Eckert; e pelo vice Áureo Scherer.

O gerente da Divisão Produção Agropecuária (DPA), Igor Weingartner; o supervisor do Setor de Gado Leiteiro, Fernando Oliveira de Araújo; e o técnico responsável pela Nutrição, Paulo Roman, além dos funcionários da granja, também acompanharam e direcionaram a visita. Dias conheceu o processo de ordenha e visitou todas as instalações da granja localizada na comunidade de Passo do Corvo. “O que nos trouxe até aqui foi este modelo positivo. Estamos impressionados”, disse Wellington.

A Dália Alimentos está presente em 130 municípios. Possui 4,4 mil famílias associadas e 2,3 mil funcionários. Diariamente, industrializa um milhão de litros de leite e abate 2,5 mil suínos.

 

http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/28804

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas